Gerenciamento de emoções: saiba como desenvolver esta habilidade

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Veja o que é o gerenciamento de emoções, a importância dele e como colocá-lo em prática no ambiente de trabalho

Existem algumas habilidades comportamentais que contribuem de maneira relevante para que uma pessoa tenha um melhor desempenho, seja em uma empresa, escritório, home-office ou em qualquer outro lugar. 

O gerenciamento de emoções, por exemplo, se enquadra em uma destas habilidades, e merece ser entendido por completo para que o maior número de pessoas possa se utilizar dele. 

O que é, exatamente, um gerenciamento de emoções?

Gerenciamento de emoções é uma ferramenta comportamental que o ser humano utiliza, seja no meio de trabalho ou até mesmo na vida pessoal. 

Gerenciar suas emoções não foge muito do que o termo diz por si só. Este é um método de reconhecimento das nossas emoções e dos outros. A partir disso, é possível controlar e administrar melhor a forma como lidamos com as circunstâncias adversas e os relacionamentos e tomar decisões baseadas nisso.

O objetivo único do gerenciamento de emoções é fazer com que haja um maior controle das nossas emoções, em todos os setores da vida, e uma melhor performance nas atividades rotineiras. 

Para exemplificar: uma pessoa que consegue gerenciar a sua emoção de estresse em um ambiente de trabalho é uma pessoa que saberá atuar de forma mais leve tanto consigo mesma quanto com os outros, tendo como consequência uma melhor performance entre todos.

Qual a importância do gerenciamento de emoções? 

Em uma empresa ou em um negócio, devemos lidar com inúmeras emoções ao longo do dia a dia. No entanto, não é sempre que sabemos enfrentar cada uma delas com sabedoria. Por isso, gerenciá-las se torna importante. Uma vez desenvolvida, o gerenciamento de emoções poderá nos deixar mais leves, práticos e eficazes, e, consequentemente, nos trazer melhores resultados e conquistas.

Dito tudo isso, vamos às dicas práticas para um maior desenvolvimento das suas emoções: 

Tomada de decisão

A primeira dica deste texto de gerenciamento de emoções é sobre a tomada de decisão. Se você estiver embalado por alguma emoção – seja ela qual for – evite tomar partido sobre algo. 

A melhor forma para tomar alguma decisão é tranquilizando as emoções: fazendo respirações profundas e relaxantes, conversando com pessoas para ter outras opiniões, focando em algo que não seja a decisão em si e equalizando os sentimentos.

Quando tomamos partido de alguma coisa em um estado emocional à flor da pele, por exemplo, a tendência é que as situações fujam do nosso controle e não saiam como o esperado. Por isso, a importância de trabalhar este aspecto.

Gerenciamento de emoções no estresse

Alguns ambientes de trabalho costumam lidar de forma diária com um fator que pode desencadear muitos problemas futuros, o fator estresse.

Por mais difícil que seja driblar esta emoção denominada estresse, é fundamental que você ao menos tente, através da respiração correta, dos pensamentos positivos, das atitudes empáticas, do espírito de vitória e na postura de liderança.

Se deixarmos que o estresse afete nosso ambiente de trabalho, nossas relações com as pessoas e até mesmo o cumprimento de metas, fatalmente estaremos nos levando a um buraco onde somente o lado negativo tende a sobressair. 

Autoconhecimento

Não tem como gerenciarmos nossas emoções sem o autoconhecimento. Saber quais são os nossos pontos mais positivos e quais são os fatores a serem melhorados farão com que lidemos melhor com a vida, profissional e pessoal. 

Quando nos colocamos em um papel de auto análise, estamos reconhecendo nossos limites e trabalhando para que eles não sejam extrapolados, portanto, uma excelente forma de gerenciar as emoções. 

Equilíbrio

Na vida, o que é demais pode ser exagerado e o que é de menos pode ser insuficiente. Por isso, procure trabalhar no equilíbrio.

Seja uma pessoa equilibrada, consigo mesmo e com as pessoas. 

Expressão

Quantas vezes deixamos de nos expressar por medo do que os outros vão achar, não é mesmo? Esse sentimento de medo pode nos levar a guardar algo que em um futuro pode desencadear sérios problemas.

Portanto, em um ambiente de trabalho, expresse-se! Dê a sua opinião sobre as coisas, escute-a dos seus parceiros, comunique-se, mostre a sua personalidade e demonstre atitude. Este gerenciamento baseado na expressão poderá ser importante para o seu crescimento como profissional e como pessoa. 

Gerenciamento de emoções nas diversidades

Em um ambiente de trabalho, precisamos entender que estamos rodeados de pessoas diferentes. Diferentes em todos os sentidos: nos hábitos, costumes, criação, personalidades, gostos e etc.

Neste tópico é legal que você entenda que as diferenças não são só ligadas a forma de agir, mas também a forma de se comunicar e pensar. Portanto, diante de um debate, por exemplo, procure dar a sua opinião, mas também ouvir a do outro e tentar entendê-lo, para que assim ambas as partes venham a somar! 

Decepções

Este ponto é fundamental para o gerenciamento de emoções. Quantas vezes você se sentiu reprimido ou chateado com algo/alguém do trabalho? Ou, pior, quantas vezes você teve que lidar com alguma decepção e por medo ou algo do tipo acabou guardando para si?

Guardar alguma mágoa ou algum sentimento não faz bem, nem para o físico e muito menos para o psicológico. Além disso, a tendência é que você acabe criando um laço negativo com a pessoa, se afaste dela e, fatalmente, não tenha a produtividade como gostaria. 

Converse, diante de qualquer situação. Não guarde nada para si e muito menos aja sem pensar, de forma explosiva. O diálogo é sempre o melhor e mais viável caminho para minimizar qualquer tipo de problema/decepção.

Gerenciamento de emoções nas expectativas

Já é mais do que normal que o ser humano crie expectativas. Mas, o problema em si não é bem esse, e sim em como você lida com elas.

Se você for uma pessoa muito ansiosa, por exemplo, criar expectativas demais sobre as coisas só fará com que este sentimento de ansiedade se multiplique. Além disso, a frustração por não ter esta expectativa correspondida, muitas vezes pode até fazer com que outras emoções sejam afloradas.

Trabalhe isso! Procure um meio termo para criar expectativas de forma saudável.

Agora é a hora de colocar em prática tudo que você aprendeu sobre gerenciamento de emoções. Para que este processo de desenvolvimento desta habilidade possa ser melhor e mais rápido, fale com o time da Escola INCO. Nós contamos com treinamentos que são perfeitos para os seus colaboradores. 

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