Tudo sobre cultura de feedback

3 minutos de leitura

Veja o que é uma cultura de feedback, importância e dicas para implementá-la.

Se você leu este título e está tendo contato com o termo cultura de feedback pela primeira vez, já deve imaginar o que significa. Ele é basicamente uma cultura que tem como princípio fortalecer o diálogo, a troca, a escuta e as expectativas.

O que é cultura de feedback?

Uma cultura de feedback é quando uma empresa se preocupa com o desempenho dos seus colaboradores e busca estabelecer uma relação de reciprocidade com eles, de forma que haja o retorno (positivo ou até mesmo negativo) do seu trabalho e a conversa entre ambos.

Esta é uma excelente forma de incentivar e motivar as pessoas que atuam em um serviço/negócio com você, pois é neste momento que ela fica ciente do que está sendo satisfatório no seu desempenho e que ainda pode ser melhorado.

Quando o RH não propõe uma cultura como essa, fundamentada no feedback, os funcionários ficam cada vez mais perdidos nesta questão do trabalho desempenhado e até mesmo desvalorizados, pois nunca sabem se estão no caminho certo ou não.

Quais são os benefícios que uma cultura de feedback pode trazer?

MUITOS! Uma cultura de feedback pode trazer muitas vantagens para QUALQUER negócio. Veja abaixo:

  • Faz com que o seu funcionário fique muito mais engajado com o trabalho;
  • Proporciona uma comunicação mais direta, eficaz, constante e saudável entre líderes-liderados;
  • Propicia uma liberdade maior por ambas as partes, pois há sempre a certeza de que as propostas serão ouvidas, independentemente da aceitação;
  • Estabelece um crescimento, pessoal e profissional dos trabalhadores;
  • Aumenta a lucratividade.

Dicas para criar uma EXCELENTE cultura de feedback!

AMBIENTE

A primeira dica para quem quer criar uma cultura de feedback boa é buscar manter o clima agradável.

Sabe quando você trabalha em um lugar e sente que a atmosfera da equipe é aquela atmosfera saudável? Onde as pessoas desempenham seus papéis de maneira alegre, fluida, com responsabilidade, mas ainda mais motivação? Pois, bem, tente proporcionar este tipo de ambiente!

Se o ambiente de trabalho for algo estressante, de muita pressão, certamente não terá o mesmo empenho dos seus colaboradores, pois eles perderão a vontade de querer trabalhar e não sentirão nem seguros e muito menos confortáveis para isso.

EMPATIA

Outra dica infalível para uma excelente cultura organizacional é seja empático.

O ambiente corporativo por si só conta com questões como: prazos, metas, resultados, produtividade e etc. Por isso, ter empatia com o próximo é algo a se valorizar.

Se o seu colaborador estiver passando por algum problema, procure sempre se colocar no lugar dele e tente ao máximo ser construtivo, para que as coisas fluam de forma mais leve e agradável.

ELOGIO

Se o seu funcionário está prestando um ótimo trabalho, por que não elogiá-lo?

Mostrar que ele é importante para a empresa e o que serviço prestado está sendo super satisfatório fará com que este funcionário fique ainda mais feliz com o trabalho e mais inspirado também!

CRÍTICAS CONSTRUTIVAS

Se algo não está caminhando bem, não é com críticas severas que você irá ajudar a pessoa que trabalha com você. Portanto, pense sempre em fazer o que chamamos de críticas construtivas.

As críticas construtivas são críticas que fazem com que o outro compreenda onde está o erro, mas que acima de tudo dê um caminho para que ele possa melhorar, ou seja, crescer.

Se você criticar alguém utilizando termos mais duros, xingamentos ou até mesmo rebaixando-o, certamente causará uma frustração, e isso não é nada legal.

CONSTÂNCIA

Uma cultura de feedback precisa seguir uma constância. Não adianta absolutamente nada dar um feedback em um dia e depois nunca mais, ou então demorar muito tempo para este retorno.

Procure estabelecer uma certa constância: mensal, trimestral, semestral. Isso vai variar de empresa para empresa e conforme as necessidades de cada setor.

EVOLUÇÃO

Se você é colaborador da empresa, pense que a cultura de feedback é uma forma de evoluir, crescer, se desenvolver. Por isso, esteja aberto a receber os feedbacks, mesmo que negativos. Não leve nada para o lado pessoal. Pense nisso como uma OPORTUNIDADE de se tornar um profissional ainda melhor e mais competente!

Agora, acreditamos que você já está pronto para começar a estruturar a cultura organizacional da sua empresa.

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