9 dicas preciosas para uma boa comunicação interna

5 minutos de leitura

A comunicação interna da sua empresa está passando por problemas? Confira estas dicas e solucione vários deles!

Um dos pilares mais importantes de uma empresa é a comunicação interna dela. Pode parecer irrelevante, mas se a comunicação interna do seu negócio não for eficiente, isso implicará em diversos outros setores e fará com que os resultados não sejam tão eficazes. 

E, antes de começarmos este artigo com todas as dicas mais infalíveis para que a comunicação interna da sua empresa funcione bem, veja o que é exatamente este termo.

O que é uma comunicação interna?

Uma comunicação interna de uma empresa ou de um negócio é a comunicação entre as pessoas que trabalham na equipe. Isso inclui diversos fatores a serem analisados em um ambiente de trabalho, como: 

  • Há uma comunicação interna no seu negócio?
  • Essa comunicação interna funciona bem ou está cheia de falhas?
  • Como você (gestor ou funcionário) lida com essa comunicação interna? 
  • As pessoas da equipe estão alinhadas? Seja em um projeto ou nos próprios ideais da empresa. 
  • Como a comunicação pode ser melhorada? 
  • Tem pontos positivos? Pode ser ainda mais trabalhado? 

Dito tudo isso, vamos às dicas para que você – empresário – possa melhorar ainda mais a comunicação interna do seu negócio ou até sanar possíveis problemas e preocupações.

1 – Extinga possíveis ruídos de comunicação

A primeira dica para ter uma excelente comunicação interna é: extinga possíveis ruídos de comunicação. Sabe aquele “diz que me diz” que não leva ninguém a nada e nem a lugar nenhum? Pois bem, é disso que estamos falando. 

Quando for falar ou fazer algo, deixe tudo BEM claro, de forma que não fiquem brechas para suposições, achismos e dúvidas. 

Exemplo: você é o gestor da empresa e está com um novo projeto. Na hora de passar as informações sobre o projeto para os seus funcionários ou colaboradores, faça uma apresentação completa e detalhada, com tudo o que precisa para que eles possam ter total entendimento e clareza do assunto. Facilita muito, pois você não precisa ficar sanando questionamentos depois e evita ter que explicar várias vezes a mesma coisa. Poupa tempo!!! E, lembre-se, tempo, muitas vezes, é dinheiro, ainda mais em um ambiente corporativo!

2 – Centralize as informações em um só lugar 

Esta dica é extremamente importante para que o seu time não fique perdido dentro de um projeto ou de uma meta. Centralizar as informações em um só lugar fará com que as pessoas acessem um único local para procurar o que precisarem. 

Ainda no exemplo do projeto estabelecido pelo gestor. Ao expô-lo aos colaboradores, é importante que as informações básicas e fundamentais fiquem em um só lugar, e as mais pontuais – que serão destinadas a cada setor, por exemplo – sejam fornecidas em um segundo momento. Assim, toda a equipe estará alinhada à ideia principal e não ficará confusa e nem dispersa. 

3 –  Mantenha uma cultura organizacional sólida

Este ponto é um ponto que fará toda a diferença para a boa comunicação interna da sua empresa. Manter uma cultura organizacional sólida é o mesmo que fortalecer a identidade do seu negócio, estabelecer uma personalidade diferenciada para a empresa, se empenhar para que os empregadores sigam os mesmos ideais e valores e muito mais.

Seguindo com o exemplo: como este projeto divulgado pelo gestor será desenvolvido? Sobre quais pilares ele irá se basear? Qual é a cultura da empresa que precisará estar imersa nesta estratégia de negócio? 

 4 – Dê quantos feedbacks forem necessários

Os feedbacks são excelentes métodos para alinhar os funcionários sobre as expectativas dos gestores, os resultados dos projetos ou ações, a produtividade da empresa, o desempenho de cada indivíduo e muito mais. 

Seja via e-mail, por videoconferência, pessoalmente, em bônus, aumento de salário ou qualquer outro meio, é fundamental essa troca, esse compartilhamento de opiniões e ideias

Além disso, o feedback fará com que você instigue as pessoas que trabalham com você a melhorarem cada vez mais, potencializa os aspectos positivos e traz muito mais envolvimento e vontade para o time em um todo. 

5 – Utilize a melhor ferramenta tecnológica

Com a pandemia do covid-19, algumas empresas se encontram no sistema híbrido ou até mesmo no modelo home office. Com isso, reuniões, treinamentos e outros métodos tiveram que se adaptar ao online

Para que a comunicação interna do seu negócio não tenha percalços, certifique-se de que o canal de comunicação que está utilizando é o mais adequado para a sua equipe ou os seus clientes. 

Exemplo: você precisa fazer um treinamento. Será que o melhor para o seu time é fazê-lo através de uma videoconferência ou em um espaço físico? E, ainda, esta chamada de vídeo será por qual plataforma? Lembre-se que há várias delas: Meet, Zoom, Skype, Microsoft Teams, WhatsApp…

6 –  Usufrua do endomarketing

Seguindo com estas dicas para uma comunicação interna de sucesso, não deixe de usufruir do endomarketing. Para quem não está familiarizado com este termo, saiba que esta é uma estratégia baseada em fazer um marketing interno. Ou seja, é um marketing todo pensado e trabalhado para colaboradores de uma empresa. 

A diferença do endomarketing e da comunicação interna em si é que o endomarketing trabalha a relação empresa e colaborador, já a comunicação interna é a relação entre os colaboradores.

O interessante do endomarketing é que ele traz benefícios potentes para a equipe, como:

  • Maior interação entre as pessoas;
  • Mais bem estar; 
  • Maior produtividade;
  • Melhor desempenho e foco. 

7 –  Estabeleça o diálogo em via de mão dupla

Para uma comunicação interna perfeita é preciso que haja diálogo, e isso só será realmente possível se ele estiver baseado em uma via de mão dupla. Não adianta só um lado falar, é preciso que todas as partes estejam abertas a falar e ouvir.

Muitas vezes achamos que aquilo que estamos falando é o mais correto. No entanto, pode ser que a ideia do outro seja ainda melhor e mais visionária do que a nossa. É neste momento que o diálogo em via de mão dupla fará com que todas as partes somem e cresçam juntas. 

8 –  Faça caixas de sugestões, pesquisas e comentários sempre que possível

Uma boa comunicação interna vai depender de um fator crucial, a troca! Para isso, faça caixas de sugestões, pesquisas, comentários, relatórios… que possam dar abertura para que os colaboradores exponham o que precisa melhorar e a opinião deles sobre cada coisa.

É possível que você se surpreenda muito neste momento. Às vezes, aquilo que você acha que está fluindo super bem, é algo extremamente insatisfatório. O mesmo pode ocorrer com algo que você nem valoriza muito e é exatamente o que a sua equipe precisa. 

9 – Invista em seus colaboradores

Este tópico pode ser voltado para muitas questões. Investir em seus colaboradores não quer dizer somente que você precisa aumentar o salário deles ou dar-lhes benefícios. Quer dizer que você pode fazer diversas coisas para capacitá-lo ainda mais, torná-lo mais engajado, mais produtivo e automaticamente mais feliz, seja dentro ou fora do ambiente de trabalho.

Para isso, sugerimos os treinamentos internos, que são excelentes para potencializar a equipe de forma individual ou até coletiva. 

Não tenha medo de investir em alguém que trabalhe com você. Se ele estiver satisfeito com a empresa, dificilmente vai querer sair dela, pelo contrário. Além disso, você torna o clima mais agradável, o convívio mais feliz e o bem estar de todos muito mais satisfatório. Em algo em que ninguém tem nada a perder! 

Repense o modelo de aprendizagem que sua empresa tem hoje.

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