Workshops e treinamentos: recursos para trazer resultados reais para o seu negócio

4 minutos de leitura

Veja todos os benefícios que eles podem trazer para a sua empresa e as diferenças entre os cursos, palestras, workshops e treinamentos.

Sua empresa já utiliza dos workshops e treinamentos? Se sim, ótimo, você já está muito à frente perante várias questões. Se ainda não, mostraremos ao longo de todo este texto como estes recursos podem ser importantes aliados para capacitar ainda mais a sua equipe e potencializar o seu negócio. 

O que é um workshop e qual a importância dele para o meu negócio? 

Um workshop é nada mais que uma oficina, ou como também gostamos de definir, um treinamento. O principal objetivo de empresas fazerem workshops é que através deste modelo elas podem passar uma determinada informação ou conteúdo – seja para os próprios membros da empresa ou para um público específico – de um determinado produto, serviço ou tema.

Qual a diferença entre curso, palestra, workshops e treinamentos? 

Primeiro, é importante que você entenda que estas propostas são estabelecidas por empresas ou pessoas em geral com o intuito de passar uma informação para alguém. No entanto, elas se diferem e muito no quesito realização. 

O workshop é como um treinamento, que exige uma interação do público e até mesmo uma ação por parte dele. Em um workshop você poderá aprender sobre algum assunto, colocar a mão na massa e ainda trocar experiências. Além disso, este formato costuma ter uma duração curta, de 1 ou 2 dias no máximo. 

Já os cursos buscam transmitir alguma informação, no entanto o objetivo maior passa ser o de profissionalizar a pessoa em algo. Neste caso, não há muita interação do público, sendo um formato mais voltado à teoria do que à prática em si. No quesito duração, eles podem ser de alguns dias, meses ou até mesmo anos. 

A palestra é uma espécie de evento curto, de 1 ou 2 horas, aplicada por uma pessoa ou duas no máximo. É claro que isso não é uma regra, mas é o mais comum atualmente no mercado. O objetivo das palestras é passar uma informação sobre um determinado tema para alguém, sendo possível ao final do evento tirar algumas dúvidas e fazer perguntas aos palestrantes. 

Tipos de workshops e treinamentos

Existem vários tipos de workshops, o que vai depender da sua empresa, setor e público-alvo:

  • Vendas: para vender algum produto ou serviço.
  • Educativos: para ensinar sobre algum produto ou serviço. 
  • Conteúdo: para mostrar alguma proposta nova da empresa, ou algo que passará por uma reformulação. 
  • Lançamento: para lançar algo novo no mercado. 

Como realizar workshops ou treinamentos com sucesso?

Como dissemos mais acima, o workshop ou o treinamento podem capacitar ainda mais o seu time, a sua equipe, o que faz com que seu negócio fique melhor e os resultados ainda maiores.

Vale a reflexão: uma equipe que sempre está obtendo novos conhecimentos, sendo incentivada e valorizada, claramente terá um desempenho maior no trabalho do que uma desmotivada. Nada como qualificar o seu time e mostrar que ele faz parte do crescimento e sucesso da empresa. 

Sem mais delongas, vamos às dicas para a realização de um workshop ou treinamento. Respondendo as perguntas abaixo você conseguirá ter sucesso neste formato e em outros que vier a realizar: 

1 – Objetivo

Qual é o objetivo? – Qual é a mensagem que você quer passar com esta oficina?

2 – Tema

Você já pensou no tema? – Será sobre o que exatamente?

3 – Público-alvo

Qual é o público-alvo? – Quer falar com quem? Ex: seus próprios funcionários, possíveis clientes, público geral do ramo e etc.

4 – Facilitadores

Quem aplicará? – Terá uma única pessoa intermediando o evento ou mais?

5 – Convidados

Terão convidados? – Você chamará alguém de fora para complementar o evento? Alguém que possa dar ainda mais credibilidade ao que quer passar, por exemplo.

6 – Lugar

Qual é o lugar? – Será realizado em um espaço da própria empresa? Ou em algum local alugado, ao ar livre e etc?

7 – Interações

Seu workshop ou treinamento contará com atividades? – Quais serão elas?

8 – Cuidados

Quais serão os cuidados com as novas normas para eventos devido a pandemia do covid-19? Está ciente de todos os cuidados necessários?

9 – Pago ou gratuito

Seu workshop ou treinamento será pago ou gratuito? – Se for pago, quais serão as formas de pagamento? Se for gratuito, estabelecerá uma média de pessoas para a entrada no evento?

10 – Certificação

O workshop ou treinamento contará com algum tipo de certificação? Como ela será realizada? Você apresentará o certificado online ou impresso, por exemplo? 

Depois de responder todas estas perguntas, pode-se dizer que você já está com um planejamento completo do seu workshop.

Depois disso, é hora de colocá-lo em prática. Então, não se esqueça da divulgação, pois ela é fundamental para que ele tenha sucesso! Se o seu público for os próprios funcionários da empresa, por exemplo, envie e-mails convidando-os a participarem ou espalhe a informação através de banners e flyers. Caso seja um público de fora da empresa, abuse das divulgações nas redes sociais, que possuem um forte poder de compartilhamento. 

Você também pode estar se perguntando sobre a questão dos online x presencial. 

Qual a melhor forma? 

Isso vai depender muito de cada plano de negócio. Existem empresas que se habituaram 100% ao modelo home office. Alguns assuntos, inclusive, de fácil compreensão, podem ser tranquilamente abordados em eventos online, lives nas redes sociais, aplicativos de chamada de vídeo, entre outros. Se este for o seu caso, ótimo, o planejamento contará com quase todos os tópicos que estabelecemos acima, sendo necessário apenas que você intensifique ainda mais a divulgação do horário, data e local em que ocorrerá o workshop ou treinamento. 

E, aproveite para ler um texto que preparamos com as 7 etapas rápidas para criar um workshop online e aumentar as vendas na sua empresa.

Caso sua empresa necessite do público presente, de atividades que envolvam uma ação por parte dos participantes ou algo do gênero, não hesite em fazer os workshops e treinamentos presenciais. Agora com a retomada gradual dos eventos no período da pandemia do covid-19 algumas pessoas estão mais propensas a irem até o espaço físico em busca de um determinado conhecimento específico.

Dica final sobre os workshops e treinamentos

É aquela questão: há quem goste do online e há quem goste do presencial. Vai depender muito daquilo que funciona ou não para a sua empresa e de quem é o seu público-alvo. Por isso, planejar, colocar os prós e contras e testar são algumas ações que sugerimos aqui na INCO com os nossos clientes!

Converse com os nossos especialistas e fique por dentro de todos os workshops, treinamentos, palestras que podem fazer toda a diferença para a sua empresa, negócio e equipe. É um investimento importante e que merece uma sua atenção especial, pode apostar!

Repense o modelo de aprendizagem que sua empresa tem hoje.

Receba nossos conteúdos e fique por dentro de tudo que acontece na INCO.

plugins premium WordPress

Mais conhecimento para sua empresa

Preencha os campos e um dos nossos consultores entrará em contato, o quanto antes: