Não priorizar seu desenvolvimento profissional pode acabar com a sua carreira?

3 minutos de leitura

Entenda a importância do seu desenvolvimento profissional, seja para você mesmo ou para o mercado de trabalho

Quando falamos em desenvolvimento profissional, muitas pessoas podem não dar o devido valor a questão. E, isto é um grande problema.

Não ter como objetivo uma evolução no aspecto de trabalho é algo que pode trazer uma série de consequências negativas para o profissional, e, ao longo deste artigo explicaremos mais sobre elas.

“Profissional acomodado é profissional atrasado”

O primeiro ponto que queremos abordar é: profissional acomodado é profissional atrasado.

Quando você se encontra em um momento onde as coisas não estão caminhando para lugar algum e não cria coragem para sair disso, é porque está estagnado/acomodado. O problema de ficar nesta situação é que as pessoas ao seu redor acabam se movimentando – cada vez mais – o que faz com que você fique atrasado e até mesmo ultrapassado diante do mercado.

Um exemplo bastante comum hoje em dia é o daquele profissional que está trabalhando em uma empresa já tem 10 anos sem nenhum plano de carreira e ainda assim se sente confortável com a situação. É o famoso “mais do mesmo”. Esse indivíduo não está evoluindo nem dentro da empresa e muito menos fora dela, o que é uma falha tanto para a sua vida profissional como para a sua vida pessoal.

Se você não priorizar o seu desenvolvimento profissional, pode acabar não saindo do lugar, sendo este um fator de risco para qualquer carreira

Veja alguns artigos para que você não fique acomodado no seu trabalho, pelo contrário, aumente ainda mais a sua produtividade:

“Profissional incapacitado é um profissional que não tem muito o que oferecer”

Quando você não prioriza a sua evolução dentro da empresa ou de um negócio, seja por uma falta de vontade própria ou por uma falta de investimento do seu gestor, acaba não se tornando qualificado o suficiente para o trabalho.

E, quando o funcionário não está capacitado para exercer determinada função, ele fica sem ter muito o que oferecer.

Para refletir: Quantas pessoas hoje em dia são substituídas por um estagiário ou um freelance, mesmo tendo anos de dedicação na empresa? Isso acontece pelo simples fato delas não estarem aptas para desenvolver uma determinada função, enquanto outros profissionais do mercado – até mesmo sem tanta experiência de vida e de atuação – já possuem estas e muitas outras qualificações!

Por isso, nossa dica é para que você pense em si mesmo e no seu desempenho e procure sempre evoluir. Os treinamentos, por exemplo, são ótimos para esta experiência e conhecimento extra no meio profissional.

Aproveite para ler alguns artigos do nosso Blog sobre isso:

Lembre-se: quanto maior o seu desempenho, mais ganhos todas as partes terão! Veja mais sobre isso na matéria: Por que investir na capacitação de colaboradores?

“Profissional sem autonomia é um profissional que sempre vai depender dos outros”

Quando você não se desenvolve dentro de uma empresa, acaba ficando para trás em diversos sentidos. Algo que pode, por exemplo, aparecer é a falta de autonomia.

Quando estamos sem autonomia diante dos nossos colegas de trabalho, acaba surgindo uma certa dependência e submissão, termos estes que não combinam em nada para um futuro promissor.

Depender das pessoas fará com que você sempre esteja subordinado a algo, por isso as chances de conseguir cargos de liderança são mínimas.

O que nós recomendamos é que você amplie os seus conhecimentos sobre tudo, se torne uma pessoa capacitada e com autonomia, traga diferenciais e coloque-se perante qualquer situação de forma confiante e com personalidade. Só assim você estará sempre à frente do mercado, dos companheiros de trabalho e gestores e conseguirá tudo aquilo que almeja.

“Profissional sem metas é um profissional que não chegará a lugar algum”

Tudo na vida precisa de metas, de objetivos. Isto porque são estes incentivos que farão com que realizemos sonhos que muitas vezes são considerados até mesmo impossíveis.

Sabe quando você quer comprar aquele apartamento faz anos? Pois bem, se tiver uma meta de orçamento para isso, muito provavelmente conseguirá concretizar este desejo com mais empenho e até mesmo mais rápido.

No meio profissional isso também deve estar muito claro. Se o profissional não tiver algum objetivo, não chegará nunca a lugar algum. E este objetivo pode ser muito variado: alguma meta de salário, por exemplo, algum projeto extremamente desafiador, um cargo de importância e etc.

O ponto é muito simples: precisamos crescer dentro do nosso meio de trabalho, mostrar resultados e nos empenhar em alcançar metas e objetivos. Depois disso, os sonhos vão se concretizando e a realização profissional e pessoal serão meras consequências. Isso tudo traz muito mais conforto para o trabalhador, bem-estar e uma vida mais prazerosa!

Levantamos alguns motivos pelos quais você deve SEMPRE pensar no seu desenvolvimento profissional. Caso contrário, isso poderá acabar com a sua carreira e perspectivas. Sendo assim, não se deixe cair em certos comodismos, comece agora mesmo a colocar em prática algumas dicas que abordamos ao longo deste texto.

Fale com os nossos especialistas e conheça alguns dos nossos treinamentos.

Repense o modelo de aprendizagem que sua empresa tem hoje.

Receba nossos conteúdos e fique por dentro de tudo que acontece na INCO.

plugins premium WordPress

Mais conhecimento para sua empresa

Preencha os campos e um dos nossos consultores entrará em contato, o quanto antes: