Inteligência Emocional: desenvolva-a e tenha um melhor desempenho no trabalho

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A Inteligência Emocional pode ser uma habilidade poderosíssima, quando bem trabalhada, principalmente para atingir cargos de liderança.

O que é Inteligência Emocional?

Inteligência Emocional é um termo da psicologia que compreende a capacidade de um indivíduo de administrar os seus – e dos outros – sentimentos e emoções. De uma forma prática, é saber equilibrar os lados emocional e racional.

Quando pesquisamos sobre Inteligência Emocional, logo nos deparamos com um nome bastante famoso, Daniel Goleman, considerado, inclusive, o pai da IE.

Apesar dele não ter sido quem inventou este conceito academicamente, foi de suma importância para a temática, tendo publicado uma série de livros que explicam mais sobre a Inteligência Emocional e todas as suas subdivisões.

Por que trabalhar a Inteligência Emocional? 

A Inteligência Emocional está muito voltada ao aspecto profissional. Uma vez que ela é trabalhada, você consegue desempenhar melhor o seu papel no ambiente de trabalho, conquistar cargos de liderança e fazer com que a equipe cresça de forma considerável. É um combo em que todo mundo só tem a ganhar! 

Além do lado profissional, a ampliação da sua Inteligência Emocional pode favorecer a si próprio: evitando possíveis transtornos – como ansiedade, depressão e estresse – além de problemas físicos e alimentares. 

E, antes de mostrarmos como desenvolver a IE, queremos propor uma reflexão que fará toda a diferença neste seu primeiro contato com esta habilidade: 

  1. Como você é dentro da sua casa? 
  2. E no seu ambiente de trabalho?
  3. Como você se comporta diante dos seus familiares? 
  4. Como você se comporta no seu ciclo de amizades? 
  5. Você conhece suas fraquezas? Seus medos? Quais são eles? 
  6. Você reconhece suas qualidades? Quais são seus pontos positivos? 
  7. Você é uma pessoa mais individualista ou prefere o coletivismo? 
  8. Você se preocupa com o próximo? Se predispõe a ajudar o outro? É altruísta? 
  9. Você é empático? Costuma compreender as situações adversas?
  10.  Você é resiliente? Sabe se adaptar às diferentes questões, ambientes…? 

Depois de entender o que é a Inteligência emocional, por que trabalhá-la, quais são as principais vantagens e benefícios e preencher o formulário que citamos para lhe ajudar nesta etapa de autoconhecimento, vamos às formas para desenvolvê-la? 

Como desenvolver a Inteligência Emocional?

Existem alguns fatores que podem facilitar bastante este processo de desenvolvimento da sua Inteligência Emocional ou daqueles que estão ao seu redor.

Dica 1 – Autoconhecimento

Existem pessoas que não se conhecem a si próprias, e isso resulta em sérios problemas – tanto em situações específicas quanto em questões futuras. Se você se conhece, sabe quais são os seus pontos fortes e fracos, e certamente se poupa de atingir determinadas instabilidades e expectativas. 

Em uma empresa, por exemplo: você já sabe que não tem muita paciência para atrasos e falta de entregas. Trabalhar este lado de obter mais autocontrole sobre esta situação fará com que você se torne uma pessoa mais paciente, evite conflitos e emoções explosivas e tenha um melhor relacionamento com o próximo. Em resumo: um melhor convívio em equipe! 

Dica 2 – Controle Emocional

Se você já se conhece, ou ao menos está neste processo de autoconhecimento, deve levar em consideração um outro fator importante, o controle emocional. Em um ambiente de trabalho, você será submetido a diversas questões, e saber controlar os sentimentos e as emoções fará com que leve tudo de forma mais leve e agradável. 

Exemplo: você recebeu algum feedback extremamente negativo diante de um projeto. Se você se desestabilizar ou agir sem pensar, poderá gerar desconfortos e problemas desnecessários. 

Procure absorver a notícia, respirar fundo, centralizar suas emoções, caminhar, praticar algum tipo de atividade que faça com que o foco não seja o conflito e só depois, quando estiver mais centrado, resolva a situação. 

Dica 3 – Empatia 

Esta é uma habilidade primordial em qualquer setor da vida. Ser uma pessoa empática, que pensa no outro, fará com que você tenha muitos ganhos, que muitas vezes não tem nada a ver com dinheiro. 

Quando você se importa com o seu colega de equipe, com os seus familiares, parceiro (a) ou quem quer que seja, mostra um lado seu humano e generoso, fazendo com que aumente a reciprocidade entre as pessoas. 

Quer algo melhor do que trabalhar em um ambiente solidário, em que todos contribuem para o bem da empresa, ajudando um ao outro, cessando dúvidas e evoluindo como profissionais e pessoas? 

Dica 4 – Resiliência 

Saber se adaptar a diferentes ambientes e circunstâncias é definitivamente uma grande Inteligência Emocional. 

Suponhamos que você trabalhe em um banco ou algum lugar em que tenha que fazer viagens constantes ou até mesmo morar em cidades diferentes em um curto período de tempo. Saberia lidar com isso?

Isso seria um empecilho pra você? Quanto mais resiliente você é, não só neste campo de mudança, mas no dia a dia, mais adaptável ainda você se torna, e isso pode lhe ajudar muito a se diferenciar no mercado de trabalho.

Dica 5 – Limitações 

Este tópico é mais sobre lidar com as suas limitações, o famoso “não dê um passo maior que a perna”. Faça tudo aquilo que está ao seu alcance com maestria. Não faça algo por fazer ou para simplesmente agradar alguém.

Muitas vezes nos pegamos ultrapassando nossos limites dentro do trabalho. Isso pode fazer com que você não seja capaz de dizer NÃO sob nenhuma circunstância. Lembre-se: insatisfação não é ingratidão. Dê o seu máximo, mas não caia na pegadinha de querer abraçar o mundo, pois na maioria das vezes a tendência é cair no campo do “muito conteúdo e pouca qualidade”. Trabalhe o saber falar NÃO!

Depois de tudo o que expomos sobre a Inteligência Emocional, acreditamos que não há dúvidas sobre o quanto é importante desenvolvê-la. Nós da Escola Inco damos todo um suporte para quem quiser trabalhar melhor estas habilidades. Então, entre em contato com a gente para mais informações sobre isso. 

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