Por que cada vez mais profissionais de outras áreas tem assumido posições estratégicas no RH?

3 minutos de leitura

Veja como um profissional de outra área pode auxiliar estrategicamente a posição do RH

O que é um RH

Para começarmos este artigo, precisamos explicar um pouco sobre o que é o RH e quais são as principais funções dele dentro de uma empresa.

RH é um termo que se refere a área de recursos humanos de uma empresa, portanto o setor que cuida das relações profissionais dela. Isto se faz extremamente importante para que os colaboradores tenham um auxílio e suporte em todas as questões dentro do ambiente de trabalho.

Na maioria das vezes, as empresas possuem este setor, que, em nossa opinião, é de extrema importância, seja qual for o segmento e amplitude do negócio.

Algumas das principais funções do RH

Sobre as funções do RH, saiba que elas são diversas. No entanto, algumas merecem ser destacadas:

  • Recrutamento e seleção de pessoas: aquele momento em que um candidato tem o primeiro contato com a empresa e passa por uma avaliação de currículo, experiências e expectativas;
  • Cargos e salários: de acordo com o desempenho do funcionário e do salário compatível com a função exercida;
  • Gerenciamento de performance: analisando a produtividade individual e coletiva dos profissionais;
  • Treinamentos: possibilitando uma capacitação e evolução do profissional;
  • Desenvolvimento pessoal e corporativo: auxiliando o funcionário no desenvolvimento das suas habilidades e competências;
  • Direitos e benefícios: aquele momento onde o colaborador precisa de algum recurso emocional ou financeiro diante de deficiência, doença ou coisas do tipo;
  • Monitoramento de estratégias: avaliando dados que comprovem resultados diante de estratégias e metas;
  • Departamento pessoal: cuidando da parte burocrática da empresa.

Tudo isso faz parte do setor de RH, portanto já dá para notar a importância dele para qualquer empresa ou negócio. Caso você não tenha um setor como esse, as chances de falhas, desentendimentos e divergências nos alinhamentos são enormes. Portanto, sempre sugerimos para os nossos clientes que eles criem o quanto antes esta área de recursos humanos em suas empresas.

Aproveite para fazer a leitura de outras matérias a este respeito:

Como um profissional de uma outra área pode participar ativamente e ajudar o setor de Recurso Humanos?

Um ponto que vem sendo bastante discutido no que se refere ao RH de uma empresa é o fato de profissionais de áreas diferentes estarem cada vez mais aptos para atuarem neste setor.

Saiba que atualmente muitas pessoas de áreas distintas já estão se enquadrando nisso, ou seja, estão migrando de seus departamentos para entrar para o RH. Alguns deles que se destacam são:

  • Engenheiros
  • Advogados
  • Técnicos de informática
  • Administradores
  • Publicitários
  • Etc

Para entender melhor sobre isso, vamos exemplificar:

Os engenheiros, por exemplo, além de contarem com muita experiência no que tange o aspecto técnico – devido a sua profissão em si – também possuem conhecimentos no quesito gestão humana, e isso faz com que tenham uma visão comercial ampla e propícia para auxiliar no setor de RH. Sendo assim, as empresas começam a querer esta pessoa no time, pois sabem que ter alguém com este perfil na equipe fará com que não só as questões de recursos humanos sejam bem desenvolvidas, mas os negócios também.

Agora, os donos das empresas, gestores ou líderes corporativos não esperam mais que a área de recursos humanos saiba lidar APENAS com assuntos como as relações profissionais dos colaboradores. Eles esperam que ela tenha uma tomada de decisão estratégica, capaz de propor soluções que revertam em resultados positivos, apoiando os funcionários para que possam atingir suas metas e objetivos.

Reflita conosco. Você tem uma empresa e está passando por alguma situação de crise. Ter um time de RH que está empenhado em garantir os direitos dos trabalhadores e fazer com que eles realizem a sua função com o máximo de qualidade é ótimo. Mas, não seria interessante também ter uma pessoa que possa fazer a diferença neste momento? Que venha a acrescentar, com embasamento técnico e sistêmico do mercado? É aí que entram os profissionais de outras competências.

Ter um engenheiro, advogado, administrador ou qualquer outro profissional de fora, mas que conheça sobre o mundo corporativo, trará uma visão diferenciada para a equipe de RH, que, em conjunto, conseguirá alavancar os negócios. É uma estratégia onde todo mundo tem a ganhar e evoluir!

E, isto o que abordamos acima vem acontecendo com bastante frequência nas pequenas, médias e grandes empresas. Os gestores estão preferindo ter dentro do setor de recursos humanos um profissional que entenda verdadeiramente do negócio, e possa alavancá-lo de forma impactante.

Não deixe de ler também outros artigos interessantes do nosso Blog que tem bastante a ver com algumas questões de colaboração de uma empresa:

Caso precise de algum auxílio sobre este e outros assuntos educacionais e corporativos, entre em contato com a gente. Nós da INCO teremos um imenso prazer em ajudá-lo.

Repense o modelo de aprendizagem que sua empresa tem hoje.

Receba nossos conteúdos e fique por dentro de tudo que acontece na INCO.

plugins premium WordPress

Mais conhecimento para sua empresa

Preencha os campos e um dos nossos consultores entrará em contato, o quanto antes: