Vender para vencer. O papel das habilidades de vendas para o sucesso de uma empresa

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A área de vendas dentro de uma empresa representa a alma do negócio. Sem ela, não é possível alcançar os clientes e não é possível atingir a rentabilidade desejada. Por essa razão, estruturar muito bem essa área é extremamente importante para o sucesso de uma empresa. 

Mas como esse setor pode ser melhorado?

Encantar para vender

Composta por pessoas capacitadas e dedicadas, o setor de vendas é a área da empresa responsável pela comercialização dos produtos ou serviços oferecidos. Contudo, nem tudo é apenas chegar e oferecer os seus produtos e serviços.

Não é apenas vender: é contar com habilidades incríveis que permitam envolver e encantar os consumidores, mostrando o valor do produto ou serviço. Com o aumento da competitividade do mercado, os clientes estão esperando cada vez mais das empresas, sendo necessário estabelecer estratégias diferenciadas para trazer mais encantamento para a experiência de consumo.

Para proporcionar esse encantamento, é necessário ter em mente 3 fatores fundamentais:

Foque no seu cliente e gere valor:

O vendedor precisa muito mais do que apenas conhecer os seus produtos. O consumidor é a parte mais importante desse processo, e é preciso conhecer as suas dores e necessidades, para garantir que todo esse processo gere algum valor para esse cliente.

Fuja do básico:

Ofereça mais do que apenas o básico. O cliente espera que as suas expectativas sejam superadas e maximizadas, para que a sua experiência seja a melhor possível. Quer oferecer um produto inovador? Faça mais do que apenas enumerar os seus benefícios, demonstre, teste, permita que o cliente experimente.

Mantenha contato:

É muito fácil vender e passar para o próximo cliente. Contudo, dessa forma o cliente pode se sentir descartável e pouco valorizado pela empresa, representando apenas um  número. Manter o contato com esse consumidor ajuda a melhorar a sua experiência demonstrando um maior cuidado e preocupação.

Como estruturar corretamente o seu setor de vendas?

Para um bom setor de vendas, é preciso contar com uma visão estratégica que permita o alinhamento da equipe com as outras áreas da empresa, como o setor de atendimento e o setor de marketing. O setor de vendas executa as ideias propostas e estruturadas pelos demais setores, de forma a entregar mais valor e resultados positivos. Quando o seu setor de vendas não vai bem, todo o negócio é impactado. 

A rotina dentro de setor é pautada por dados, por isso é importante contar com indicadores de qualidade que permitam mensurar o desempenho dos funcionários e os resultados entregues. Nesse sentido, alguns fatores-chave são essenciais,como:

  1. Estratégia de vendas: a estratégia de vendas aplicada tanto interna quanto externamente é vital para o sucesso das vendas. A empresa precisa saber como esses produtos vão ser comercializados e qual a forma que eles serão oferecidos para os seus consumidores.
  1. Estrutura de vendas: definir a abordagem de vendas é uma das etapas mais importantes para o sucesso do seu negócio. Os responsáveis pelas vendas podem ser divididos por região, cliente ou produto, de forma a garantir uma abordagem mais abrangente. Em todos os casos, a preparação dos vendedores deve ser uma prioridade.
  1. Montagem da equipe: o seu time de vendas deve estar engajado e saber exatamente como os produtos ou serviços oferecidos devem ser anunciados ou descritos para os clientes. Esses vendedores precisam ter uma comunicação bastante assertiva, além de empatia para conseguir entender as necessidades dos consumidores e conseguir oferecer a melhor solução. 
  1. Mantenha um processo de treinamento constante: embora as capacitações e habilidades presentes no currículo dos vendedores sejam importantes, também existe a necessidade de manter um processo de treinamento focado em técnicas de venda. Os vendedores precisam entender como funcionam os gatilhos mentais no Marketing, como motivar os consumidores e como tornar o seu produto ainda mais atrativo para o mercado.
  1. Estabeleça metas: o importante aqui não é só cobrar resultados, e sim manter os seus vendedores engajados e focados nas metas da empresa. 

A área de vendas é a força que impulsiona a empresa rumo ao seu crescimento e destaque no mercado. Um bom vendedor precisa desenvolver habilidades imprescindíveis, como:

  • Ambição;
  • Capacidade de resiliência;
  • Excelente comunicação;
  • habilidade de ouvir com atenção;
  • Paciência;
  • humildade;
  • Ética;
  • E muitas outras.

O setor de vendas de um negócio precisa ser extremamente bem consolidado, de forma que as expectativas e demandas da empresa sejam atingidas conforme o planejamento estratégico. Os gestores precisam manter um investimento constante no desenvolvimento desse colaborador, agregando cada vez mais valor às suas técnicas e habilidades.

Não é o melhor produto que vende mais e sim a melhor área de vendas. O coração de todas as empresas, a resposta para tempos de incerteza e desafios. Uma empresa que não está vendendo, está morrendo.

Durante a nossa vida, estamos sempre vendendo ideias, conceitos, produtos, propósitos e nunca deixaremos de fazer isso. Sempre existirá uma oportunidade de aprendizado com os profissionais mais experientes da área, e quanto mais se dedicar a esse processo constante de melhoria, melhores serão os resultados. 

Repense o modelo de aprendizagem que sua empresa tem hoje.

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