Liderança remota: como ser um excelente líder mesmo a distância?

5 minutos de leitura

Veja 10 dicas para fazer com que a sua liderança remota seja eficaz e surpreendente!

A pandemia do covid-19 afetou de todas as formas possíveis as questões profissionais das empresas. Não é nenhuma novidade que diante deste momento de adaptações, algumas habilidades foram desenvolvidas, sendo uma delas por exemplo a liderança remota. 

Mas, você sabe exatamente o que significa uma liderança remota? Ou, melhor, como fazer com que ela seja 100% eficiente e impactante? Acompanhe tudo sobre isso ao longo deste artigo. 

O que é uma liderança remota? 

Uma liderança remota é, como o próprio nome já sugere, uma habilidade comportamental (ou seja, uma soft skill) que visa liderar pessoas de maneira remota.  

O objetivo de uma liderança remota é o mesmo que o de uma liderança presencial, ou seja, fazer com que os colaboradores estejam cada vez mais engajados com o trabalho, os projetos e as metas a serem atingidas. 

Um bom líder remoto é aquele que consegue incentivar a sua equipe, trazendo o melhor dela “para dentro de campo”. E isso, seja no modelo de trabalho home-office ou até mesmo em um ambiente físico, é um grande desafio.

A parte boa é que é possível seguir alguns passos (mais precisamente 10) para alcançar a tão sonhada liderança remota de sucesso. Veja, portanto, quais são eles:

1) Foque em liderar, antes de qualquer coisa 

O trabalho remoto faz com que os líderes fiquem um pouco perdidos com relação às coordenadas aos seus funcionários. Com isso, a primeira atitude que o líder acaba tendo é querer controlar o que eles estão fazendo. 

Mesmo que você se utilize das mais avançadas tecnologias, nunca será possível ter um total controle sobre o trabalho de alguém de forma online. Este ponto só é realmente calculável quando o trabalho é em ambiente físico. Portanto, ficar preso a isso será uma grande perda de tempo.

Coloque em mente que a liderança remota deve estar totalmente baseada em coordenar alguém, independentemente das circunstâncias e possíveis interferências. 

Liderar deve estar aliado à coordenar, e não a vigiar. Certo? 

2) Comunique-se de forma leve e clara

A liderança remota não possibilita que você tenha o famoso “olho no olho”. Por isso, manter uma comunicação leve e clara é fundamental para que não ocorra desentendimentos e más interpretações. 

Como a principal ferramenta do trabalho online acabou se tornando o e-mail, é válido sempre: 

  • Especificar todo o projeto, a meta ou o objetivo;
  • Dar exemplos sempre que possível;
  • Se manter disposto a tirar todas as dúvidas que surgirem;
  • No caso de uma certa liberdade, enviar áudios e mensagens em canais de comunicação mais rápidos, como o whatsapp por exemplo. 

3) Garanta um bom relacionamento da equipe

No modelo de trabalho remoto, devemos buscar nos aproximar das pessoas. Logicamente, esta aproximação não tem nada a ver com o contato físico, mas sim com o diálogo, os feedbacks, os questionários, as atividades de interação e etc.

Para fazer com que esse relacionamento entre a equipe seja bom e eficaz, utilize-se de ferramentas como videochamadas, chats de voz, treinamentos online, entre outros. 

Não deixe que o home-office distancie o trabalho e as relações! É super possível trabalhar à distância e ainda assim se sentir próximo do seu funcionário. 

4) Trace metas, mas também cumpra-as 

Não adianta nada traçar metas e deixá-las vagando pelo tempo. Uma boa liderança remota é aquela que estabelece propósitos e trabalha todo o seu time para que eles sejam cumpridos, dentro dos prazos e das regras estabelecidas. 

Não importa de onde você está realizando o seu trabalho, metas foram feitas para serem cumpridas. E, um líder de verdade é o que mesmo diante dos desafios consegue impulsionar a equipe, fazer com que todos cresçam juntos e os resultados apareçam. 

5) Treine os seus colaboradores

Uma maneira de capacitar ainda mais as pessoas que trabalham com você é dar ferramentas para que elas possam se desenvolver. Por isso, treine os seus colaboradores.

Faça treinamentos, você e a sua equipe ou terceiros para com a sua equipe. Utilize este método para que o time fique mais instigado, focado e preparado para o alcance de metas e projetos. 

6) Alinhe as prioridades

Não queira realizar tudo a todo momento, pois isto fará com que você se torne confuso e não um líder. 

Em nenhum trabalho, seja ele remoto ou físico, é possível “abraçar o mundo”. Por isso, alinhe as prioridades

Coloque em ordem, por exemplo, quais são as metas a serem atingidas com maior urgência, depois as de menor e, por fim, as que podem ser feitas sem um prazo determinado. Se você seguir desta forma e compartilhar com a sua equipe um passo a passo de tudo o que será realizado, claramente estará dando um grande avanço em sua liderança remota de sucesso. 

7) Saiba falar, mas, acima de tudo, procure ouvir

Em um modelo de trabalho como o home-office, por exemplo, é muito difícil compreender o que o outro está sentindo ou expressando. Por isso, para não ficar dúvidas, saiba falar, mas, acima de tudo, procure ouvir. 

O feedback é uma ótima ferramenta para que a sua liderança remota seja eficaz. Se você souber como o seu funcionário está lidando com cada situação e ele ter esta liberdade de troca também para com você, conseguirá fazer com que ambos evoluam juntos. 

8) Nos momentos certos, seja flexível

Ser flexível, neste caso, não tem a ver com a questão do horário de trabalho ou algo assim. Aqui, queremos dizer que uma liderança remota de qualidade é aquela em que compreende os imprevistos que podem ocorrer no modelo de trabalho home-office. 

Exemplo: O seu funcionário está com um projeto para finalizar em 1 hora. No entanto, teve problemas com a Internet. Como lidar com isso? É neste momento, portanto, que você terá que ser flexível. 

Infelizmente, estas intercorrências são comuns quando o trabalho não é realizado em um espaço físico. Por isso, devem ser relevados com maior leveza e compreensão. 

O mesmo vale para questões como: barulhos externos, latidos de cachorros, choro de crianças, interferências de familiares e problemas parecidos. 

9) Capacite futuros líderes

Você é o gestor ou CEO de uma empresa, por exemplo. Que tal treinar os futuros líderes para cargos de relevância? Seja através da liderança remota ou presencial, é super possível capacitar os seus funcionários para isso. 

Alguns dos pontos que devem ser analisados são: pontos positivos e negativos de cada colaborador, desempenho das tarefas, organização, prazos, metas e etc.

Uma ótima forma também para capacitar futuros líderes é através dos treinamentos. Vale a pena investir neles!

10) Entenda a sua missão e a desempenha com maestria

Muitas vezes nos pegamos em situações em que acabamos sendo “chatos” ou “sérios” demais. Isso nos leva à auto sabotagem de nos acharmos insuficientes ou pensarmos que ninguém gosta da gente.

Uma liderança, principalmente remota, deve ter em mente sempre qual é a missão dela na empresa e como desempenhar este papel com maestria. Todo mundo está sujeito a erros e acertos, qualidades e defeitos. Portanto, não se prenda aos aspectos negativos e busque sempre ser um líder inspirador e eficaz.

Gostou de tudo o que abordamos aqui sobre a liderança remota? Então, saiba que a escola INCO é especialista em desenvolver habilidades comportamentais para as pessoas. A liderança remota, por exemplo, é uma delas. Se quiser colocá-la em prática e com maior desenvoltura, entre em contato com a gente. Nós contamos com um time de peso para auxiliar você neste objetivo! 

Repense o modelo de aprendizagem que sua empresa tem hoje.

Receba nossos conteúdos e fique por dentro de tudo que acontece na INCO.

plugins premium WordPress

Mais conhecimento para sua empresa

Preencha os campos e um dos nossos consultores entrará em contato, o quanto antes: