12 Práticas para melhorar a sua Oratória

5 minutos de leitura

Saiba as melhores práticas em oratória para deixar a sua comunicação em público ainda mais clara, direta e estruturada. 

Uma das aptidões que mais está sendo exigida no mercado empresarial da atualidade é a da oratória, que, para quem não tem ciência sobre o que é, significa: a arte da retórica. Para simplificar e popularizar, é basicamente a habilidade de falar bem em público

O interessante é que existem muitas pessoas que já vem com este dom e, portanto, só precisam potencializá-lo, enquanto outras já necessitam desenvolvê-lo. 

Saber se portar bem em frente a uma platéia fará com que você tenha vários ganhos, assim como: 

  • Compreensão de quem o assistir; 
  • Chance de estabelecer conexão e envolvimento com o público;
  • Possibilidade de crescimento dentro da empresa. 

Depois de entender o que é uma oratória e algumas das vantagens que ela proporciona, não só à sua vida profissional como pessoal, vamos às:

12 práticas para aperfeiçoar a sua oratória. 

1 – Pense na respiração

A primeira prática para melhorar a sua oratória é pensar na respiração. Por incrível que pareça, a respiração é algo tão comum, que muitas vezes nos esquecemos dela. Esquecemos que exercitá-la é algo extremamente importante, seja para qual objetivo for. 

Para ter uma oratória mais tranquila, sugerimos que você trabalhe a sua respiração. Seja antes, durante ou depois do discurso, procure respirar de forma profunda, enchendo os pulmões de ar. Se notar que está respirando errado, pare e se centralize nisso.

Uma ótima forma para refletir sobre a respiração e até mesmo tirar um tempo maior para se dedicar a ela é através da meditação. Esta, inclusive, é uma prática que também indicamos bastante para quem quiser uma interiorização ainda maior antes de “entrar em cena”. 

2 – Potencialize o contato visual

Outra prática que é de suma importância para que a sua oratória tenha mais desenvoltura é a potencialização do contato visual. Muitas pessoas, quando vão se apresentar, acabam deixando o olhar disperso, o que faz com que elas próprias se percam e o público se disperse. 

No seu discurso, procure sempre olhar para diferentes pontos do ambiente ou até para as pessoas que estiverem o assistindo. Não perca seu contato visual olhando para o chão ou ficando estático.

Um olhar preciso é um olhar que gera conexão e isso é um elemento indispensável para ter uma boa oratória!

3 –  Movimente-se

Assim como deixar os olhos parados não é algo que vá contribuir em nada para a sua oratória de sucesso, ficar estagnado em um só lugar também não. Por isso, movimente-se!

Uma comunicação corporal bem feita é algo que tem muito a contribuir em diversos setores, principalmente neste setor de falar em público. Algumas dicas para isso são: circule pelo salão de maneira precisa, utilize as mãos e os braços (com cautela, sempre), faça pausas nas caminhadas e etc.

4 –  Pratique exercícios regularmente

Esta é uma prática que muitas pessoas acabam não se atentando, mas que pode trazer benefícios potentes para uma melhor oratória. 

Praticar exercícios físicos fará com que você tenha um conhecimento maior do seu corpo, dos seus limites e da sua disposição. Além disso, é um cuidado mútuo, que beneficia de dentro pra fora e de fora para dentro

Fora o lado físico e mental que os exercícios regulares contribuem, eles também ajudam na oratória em sentidos como: 

  • mais disposição para falar em público;
  • aparência melhor e mais sadia;
  • expansão dos pulmões, portanto maior entrada de ar e mais fluidez na fala.

5 –  Não se prenda aos recursos tecnológicos

Seguindo com este guia de 12 práticas para melhorar a sua oratória, a quinta prática que queremos anunciar é: não se prenda aos recursos tecnológicos.

A tecnologia veio para ficar, isso é inegável! Inclusive, quando bem utilizada, ela pode trazer vantagens extraordinárias em diversos setores para uma boa retórica. 

No entanto, não deixe o seu discurso totalmente dependente destes recursos, pois, se tiver algum imprevisto, você não conseguirá ter o jogo de cintura para contornar a situação, ficará preso nisso e perderá todo o foco inicial.

Ao ensaiar a sua apresentação, por exemplo, pense em todas as possibilidades de imprevistos que poderão acontecer. Pense, também, na possibilidade de ter que lidar com a falha de um PPT, o problema de algum som ou vídeo e situações parecidas. Se achar necessário testar alguns improvisos, não hesite em assim fazer também.

6 –  Ensaie quantas vezes forem necessárias

A prática 6 para melhorar a sua oratória é uma prática excelente, que é: ensaie quantas vezes forem necessárias.

Existem pessoas que já possuem o dom da boa oratória e com 1 ou 2 ensaios já estão preparadas para um discurso extremamente impactante e envolvente. No entanto, há outras que precisam de mais tempo para um maior entendimento e desenvolvimento da narrativa, por isso, não tenha medo nem vergonha e treine o quanto for preciso. 

É no ensaio que você poderá exercitar a sua linguagem corporal e visual, trabalhar possibilidades e incertezas, errar, acertar, se permitir, se divertir…

7 – Cuide da sua aparência

Cuidar da sua aparência não quer dizer que você precisa estar impecável sempre. Cuidar da sua aparência para proporcionar uma melhor oratória é para que as pessoas possam enxergar você de maneira positiva.

Exemplo: você está assistindo a uma apresentação onde o apresentador encontra-se em péssimas condições de aparência: semblante cansado, roupas sujas e amarrotadas, cabelos desgrenhados, péssimo hálito, enfim. Não é algo agradável, concorda? 

Quando nos mantemos em aparência favorável, passamos uma imagem mais assertiva e, como consequência, conseguimos nos portar melhor e com mais segurança frente ao público.

8 –  Exercite a dicção

Seguindo com estas dicas para uma melhor oratória, não deixe também de exercitar a dicção. Este é um ponto bastante importante, portanto atente-se a ele.

Procure, sempre: 

  • fazer exercícios para tornar as falas ainda mais articuladas;
  • cuidar da respiração na hora em que for falar;
  • estudar, se preciso, palavras difíceis de serem pronunciadas;
  • falar em voz alta para sentir as intenções das palavras que forem ditas.

9 –  Utilize o Storytelling

Uma oratória de sucesso é uma oratória que se utiliza da técnica de Storytelling. Contar histórias persuasivas faz com que as pessoas fiquem tão envolvidas com o discurso que não querem mais deixar de ouvi-lo. 

De uma forma geral, o Storytelling proporciona: atração, emoção, sentimento, reciprocidade, atenção, vendas e lucratividade.

10 –  Trabalhe a escuta

Indo mais para o finalzinho deste artigo de práticas para uma boa oratória, não deixe de forma alguma de trabalhar a escuta.

Saber ouvir é algo que muitas pessoas ainda não conseguem colocar em prática. Algumas vezes queremos somente falar e nos esquecemos que o que o outro tem a dizer pode ser ainda mais importante.

Além disso, escutar faz com que as respostas venham com mais facilidade. 

11 –  Aposte na objetividade

A penúltima prática para melhorar a sua oratória é: aposte na objetividade.

Quando você está assistindo a uma palestra, treinamento ou algo parecido e o palestrante não vai direto ao assunto, ela se torna desmotivadora, não é mesmo? 

Por isso, quando for se apresentar, aposte na objetividade. Seja objetivo com o que quer dizer. Isso não significa que precisa ser rápido ou direto demais, mas significa que estará entregando aquilo que o seu público quer ler ou ouvir sem enrolação.

Fazendo isso, sua oratória se torna mais prazerosa e atrativa, portanto, uma ótima forma de evoluir neste processo. 

12 – Promova a interação

Para fechar com chave de ouro estas 12 práticas para melhorar a sua oratória é sobre promover a interação

O seu público está presente, onde quer que seja, para receber uma certa informação. Pare para pensar: o quanto esta informação pode ser melhor absorvida se a sua audiência estabelecer um diálogo com você? 

Quando você propõe uma interação com a plateia, automaticamente está dando a chance dela se envolver com o seu discurso, com a ideia proposta e com o contexto em geral. Por isso, é uma ótima maneira de melhorar a sua oratória.

Dar espaço para que haja essa troca é algo enriquecedor e muito atrativo! 

Pronto, agora você já sabe como aperfeiçoar com maestria a sua oratória. Que tal colocar todas estas dicas em prática?

Aproveite para ler outros artigos do nosso Blog: 

Repense o modelo de aprendizagem que sua empresa tem hoje.

Receba nossos conteúdos e fique por dentro de tudo que acontece na INCO.

plugins premium WordPress

Mais conhecimento para sua empresa

Preencha os campos e um dos nossos consultores entrará em contato, o quanto antes: