Intraempreendedorismo: quais os seus benefícios?

4 minutos de leitura

O intraempreendedorismo se tornou muito popular dentre as empresas que estão em busca de inovações e de formas de trazer mais valor para os seus colaboradores.

Essa técnica sugere aproveitar todos os talentos disponíveis, para trazer uma nova visão para o negócio.

Apesar de ser uma ferramenta criada há mais de 30 anos, o intraempreendedorismo ainda é motivo de inúmeras dúvidas entre os gestores.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para que você possa entender sobre o assunto e sobre todos os benefícios que ele pode oferecer para uma empresa que o adota.

O que é o intraempreendedorismo?

O intraempreendedorismo consiste em encontrar formas de empreender e inovar dentro de uma empresa.

Isso é feito aproveitando os colaboradores disponíveis que se interessam por empreendedorismo e por criatividade e inovação.

Recebendo o apoio da companhia, os funcionários podem desenvolver novos produtos, serviços ou processos.

O principal objetivo do intraempreendedorismo é que os colaboradores tenham liberdade para inovar e experimentar novas técnicas e ideias e ajam como se fossem donos daquele negócio.

Quais os principais benefícios do intraempreendedorismo?

Adotar o intraempreendedorismo na rotina de uma empresa pode trazer inúmeros benefícios para o negócio. Veja os principais deles:

Retenção de talentos

Uma empresa que não valoriza o lado empreendedor dos seus colaboradores corre o maior risco de ser trocada em um futuro próximo por outra companhia ou por uma opção onde o funcionário abra o seu próprio negócio.

Portanto, permitir que as pessoas envolvidas na empresa possam criar e inovar, é uma forma muito eficaz de reter talentos.

Um bom exemplo para isso é na área de tecnologia, onde a disputa entre pessoas de perfil empreendedor é muito grande.

Quando os colaboradores se deparam com oportunidades de dar ideias e criar novos métodos, eles tendem a se sentir mais motivados e valorizados.

Impulsiona a inovação

A partir do intraempreendedorismo a empresa consegue inovar sem precisar ter novos gastos, como contratar uma equipe nova só para essa finalidade.

Isso porque os próprios colaboradores do negócio são capazes de identificar novas oportunidades de empreendimentos dentro da companhia que eles já prestam serviço.

Além de tudo isso, a própria empresa pode avaliar e melhorar os seus processos internos, sem precisar contar com pessoas de fora para isso.

Com tudo isso, os colaboradores passam a ser impulsionados a criar e inovar, trazendo inúmeros resultados positivos para a companhia.

Como estimular o intraempreendedorismo na sua empresa?

Agora que você já sabe o que é o intraempreendedorismo e quais os benefícios que ele pode te oferecer, chega o momento de saber como estimulá-lo em sua empresa.

Faça uma pesquisa de clima organizacional

Antes de começar o processo de aplicação do intraempreendedorismo no seu negócio, é interessante que você entenda como os seus colaboradores atuais avaliam o clima organizacional da empresa.

Descubra se eles se sentem donos do negócio, quais seriam as suas sugestões de melhoria e se eles desejariam ter mais autonomia para empreender dentro do seu trabalho.

Mas lembre-se, mesmo levantando esses pontos, você precisará pensar em maneiras de colocá-los em prática na sua companhia.

Desenvolva uma cultura de inovação

Mesmo que a empresa conte com colaboradores com perfil empreendedor, ela não conseguirá realizar essa inovação sem investir na ideia de uma forma mais abrangente.

Portanto, é muito importante começar a desenvolver uma cultura de inovação dentro do negócio.

Para isso, o primeiro passo é a companhia reconhecer a inovação como uma função permanente em todos os departamentos, como o marketing, o financeiro ou nas vendas.

Após esse passo, o ideal é criar um ambiente favorável, do qual as pessoas sejam convidadas a compartilhar as suas ideias e que não tenham medo de errar.

Esteja sempre atento aos colaboradores com perfil empreendedor

Com uma cultura de inovação sendo desenvolvida, fique atento aos seus colaboradores. Observe quais deles possuem o interesse de inovar e de criar.

Eles podem ser os intraempreendedores em potencial que você necessita, ajudando a desenvolver novos projetos e apresentar inovações.

Nunca separe essas pessoas dos demais, mas as utilize como exemplos para que as outras possam se inspirar.

Faça um brainstorming

Reúna o seu time e estimule as pessoas para que elas deem opiniões e ideias que possam resolver algum problema da empresa.

Uma boa ideia para facilitar a visualização dessa ferramenta é colando post-its na parede, deixando as melhores sugestões à mostra.

Desenvolva a liderança

A liderança é um elemento muito importante no desenvolvimento do intraempreendedorismo.

Para obter um bom comando, você pode investir em treinamentos para os líderes, dando a eles a oportunidade de se desenvolverem ainda mais.

As pessoas que estiverem responsáveis em exercer esse papel na empresa também terão um papel importante no momento de estipular regras e de gerenciar o intraempreendedorismo.

Pratique a inovação aberta

Além de todas as dicas anteriores, a empresa também pode trabalhar a inovação aberta. Ela nada mais é do que o uso de fluxos de conhecimentos internos e externos que podem ser usados para acelerar o processo de intraempreendedorismo dentro do negócio.

Com isso, a companhia passa a inovar de forma interna e ainda pode contar com parcerias entre startups, universidades, consumidores e outros players. 

Exemplos de intraempreendedorismo

Existem inúmeros projetos de grande sucesso que foram frutos de um intraempreendedorismo. Conheça alguns dos mais famosos deles:

Botão curtir do Facebook

O botão curtir do Facebook foi criado a partir de um programa interno de ideias, tendo origem em um hackthon.

Apesar de ter sido uma criação simples, ele foi capaz de mudar a forma como os usuários interagiam na plataforma.

Gmail do Google

O Google é uma empresa que incentiva o intraempreendedorismo e conta com uma iniciativa que permite que seus colaboradores dediquem 20% do seu tempo em projetos sociais. Foi assim que surgiu o Gmail.

A ideia foi lançada em 2004 e, desde então foi crescendo, e se tornou um dos maiores produtos do Google.

Post-its da 3M

Outra grande empresa que estimula o intraempreendedorismo é a 3M. Essa multinacional permite que seus funcionários usem 15% do seu tempo em criações de motivação pessoal.

O seu famoso Post-it foi criado em 1968 a partir desse incrível projeto e hoje é um dos produtos mais lucrativos da companhia.

Conclusão

O intraempreendedorismo pode oferecer inúmeras vantagens para uma empresa, permitindo que os colaboradores se sintam mais livres para criar e que tenham um grande reconhecimento dentro do negócio.

Além disso, essa é uma estratégia que também permite que a companhia se reinvente, sem precisar arcar com enormes custos de contratações.

A EscolaINCO é uma empresa especializada em acelerar o crescimento através da educação. Se você deseja saber mais sobre o intraempreendedorismo, entre em contato com a nossa equipe e aprenda a inovar na sua empresa com a ajuda dos seus colaboradores.

Repense o modelo de aprendizagem que sua empresa tem hoje.

Receba nossos conteúdos e fique por dentro de tudo que acontece na INCO.

plugins premium WordPress

Mais conhecimento para sua empresa

Preencha os campos e um dos nossos consultores entrará em contato, o quanto antes: