O valor crescente da empatia no mercado

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O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e muito tem se falado das competências e habilidades que ajudam os profissionais a obterem um maior destaque no mercado de trabalho. Mais do que um currículo excepcional, é necessário que esses profissionais contem com competências essenciais para para garantir um melhor convívio e a melhor execução das tarefas independentemente do setor, como é o caso da empatia.

Sabemos que as habilidades socioemocionais são de extrema importância, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal de qualquer pessoa. Nesse sentido, o desenvolvimento da empatia, que é uma das habilidades que mais vem ganhando destaque, se tornou primordial, principalmente diante de diversas situações que ocorreram (e ainda ocorrem) mundialmente no decorrer dos últimos anos.

Quando o assunto é melhorar a nossa capacidade de convívio e de trabalho em equipe, essa é uma das funções mais importantes da nossa inteligência. Isso porque ela permite que a pessoa tenha a reciprocidade e uma melhor comunicação pessoal. Em nossa sociedade atual, saber gerenciar as suas emoções é imprescindível.

Qual o conceito de empatia?

Embora seja uma pauta muito abordada na atualidade, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre o quê é a empatia. De forma simplificada, ela se refere à nossa habilidade de perceber o mundo e a nossa realidade a partir do ponto de vista de outra pessoa.

Com a ajuda dessa habilidade, nós podemos compreender de forma mais profunda os sentimentos e motivações que movem as outras pessoas, sem que haja um julgamento preconcebido. O que é considerado nesse sentido, é o comportamento da outra parte.

Uma confusão que acontece muito com relação a esse conceito, é misturar a empatia com a simpatia. Para que você seja empático com uma pessoa, você não necessariamente precisa criar conexões ou uma ponte de compreensão. Na verdade, ela permite que a gente supere barreiras e consiga acolher o próximo com mais cuidado e sem julgamento.

Sabia que existem tipos diferentes de empatia?

Embora muito se fale sobre empatia e sobre a capacidade de se colocar no lugar do outro, pouco se fala sobre os diferentes tipos de empatia. Assim como as pessoas apresentam personalidades diferentes, a sua forma de se colocar no lugar do outro também pode ser distinta. Vejamos a seguir os diferentes tipos de empatia:

Empatia cognitiva:

Esse tipo de empatia se refere à capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa, compreendendo os seus sentimentos e a sua perspectiva. Esse tipo de empatia se baseia no conhecimento de processos cognitivos básicos que são comuns a todos os seres humanos.

Empatia emocional:

Nesse caso, a empatia permite que compartilhemos sentimentos com outra pessoa, ou seja, ela se refere a sentir a dor do outro.

Empatia compassiva ou preocupação empática:

Essa é considerada a empatia completa, a humanitária. Isso porque ela ultrapassa a barreira da compreensão e do entendimento de emoções, e parte para um processo de mobilização e intervenção. Ela é uma união das duas simpatias anteriores, com o estímulo de ação para resolução de um problema.

Quais os benefícios da empatia no mercado de trabalho?

O desenvolvimento da empatia como habilidade pode trazer muitas vantagens para um profissional, como veremos a seguir:

Incentivo da curiosidade: quanto mais empática é uma pessoa, maior será o seu interesse e curiosidade sobre as outras. Isso significa que pessoas empáticas conseguem conversar com uma pessoa mantendo a curiosidade natural, de forma a obter cada vez mais informações e acolher com mais completude. Dessa forma, é possível exercer uma visão de mundo mais ampla e mais abrangente, que permite aumentar as suas habilidades de convívio social.

Te torna uma pessoa livre de preconceitos: ao exercer a empatia, nós conseguimos encontrar pontos em comum com muito mais facilidade, apreciando as individualidades e entendendo qual é o papel de cada um no todo. Pessoas empáticas procuram o que compartilha e não o que separa.

Experimentar a vivência de outras pessoas: para saber pelo que outra pessoa passa, não é necessário ser exposto às mesmas situações. Vivenciar as experiências diferentes do cotidiano ajuda a trazer uma maior compreensão do que motiva as pessoas e os sentimentos que vivências proporcionam. A empatia ajuda você a ampliar a sua visão de mundo e expandir seus limites.

Te permite ouvir com mais atenção: a arte da escuta está diretamente relacionada com a capacidade de empatia de um indivíduo. Um profissional que sabe ouvir com atenção é capaz de demonstrar mais presença e mais acolhimento para o outro.

Com empatia,  nós conseguimos quebrar barreiras e atingir um ponto de vulnerabilidade essencial diante da sociedade em que vivemos. Desenvolver essa habilidade é muito mais do que uma alternativa: é aprender a conviver em sociedade e demonstrar para o outro todo o acolhimento que você deseja receber para si.

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