Educação Corporativa: Vem uma grande transformação por aí?

3 minutos de leitura

Saiba qual é a tendência e o futuro da educação corporativa

A educação corporativa é algo que está em constante mudança, ainda mais com os avanços dos recursos tecnológicos e a inserção profunda do online na vida das pessoas. Sendo assim, precisamos cada vez mais nos informar sobre as tendências e o futuro que ela reserva.

Para que você possa compreender um pouco sobre esta transformação, estabelecemos uma lista com 7 vocações que estão previstas para os novos tempos no meio corporativo. Vamos à elas:

1- Microlearning

O primeiro ponto, que para muitos pode ser algo novo, é o que chamamos de Microlearning. Este termo se refere aos cursos de curta duração e de conteúdos bastante específicos, onde o profissional tem a oportunidade de obter conhecimento da disciplina ou assunto que deseja de forma rápida e ágil.

Para ficar mais claro, vamos exemplificar. Suponhamos que você já está no mercado de trabalho e foi destinado a alguma meta que envolve o poder persuasivo da negociação. Caso não tenha nenhuma experiência neste assunto, é possível realizar o Microlearning nesta área. Assim, conseguirá aprender com facilidade e rapidez esta temática e desempenhá-la na prática. Não há mais a necessidade de ingressar em um curso de longa duração para isso, por exemplo.

2- E-learning

Uma outra tendência que está em destaque na atualidade, principalmente neste momento de pandemia do Covid-19, é o E-learning.

Antigamente, a forma mais utilizada pelas pessoas para obter algum tipo de aprendizado era o método tradicional, ou seja, as escolas/universidades em espaço físico. No entanto, isso mudou bastante!

Hoje, você pode estudar o que quer que seja no conforto do seu próprio lar, através das plataformas digitais. O online veio para trazer esta comodidade aos profissionais e um acesso mais facilitado.

3- Cultura colaborativa

Ficou para trás aquela cultura corporativa onde o conhecimento, as informações e os conteúdos ficavam só no aspecto individual. Muito tem se falado agora sobre a cultura colaborativa, que é quando há um foco no coletivismo, na ajuda mútua, no compartilhamento de ideias e pensamentos e no ganho total da equipe.

É muito mais vantajoso ter um time alinhado e empenhado em um todo, do que fazer um trabalho individual.

Esta, com certeza, é uma prática que veio para ficar. Portanto, estará perdendo aqueles que não se atentarem a ela.

Aproveite para ler um artigo sobre isso: Conheça os motivos pelos quais a cultura de colaboração é importante para a sua empresa.

4- Chatbot

Uma tendência que está e muito provavelmente estará no futuro da educação corporativa é o Chatbot.

Antigamente, quando tínhamos alguma dúvida no ensino, a forma mais prática de solucioná-la era através de ligações, e-mails ou com os próprios educadores. Mas, isso se transformou. E, um dos motivos para esta mudança foi a evolução da inteligência artificial.

Com a inteligência artificial temos os robôs que realizam as respostas instantâneas. Isso ajudou mais ainda os alunos ou profissionais, pois tornou a comunicação mais facilitada e a experiência do usuário satisfatória. Se temos alguma dúvida quando estamos realizando um curso, por exemplo, basta tirá-la ali mesmo – de maneira virtual – sem nenhum problema ou dificuldade.

5- Big Data

Este é um termo desconhecido ainda por algumas pessoas, mas que no meio corporativo já vem ganhando bastante espaço. Big Data nada mais é do que um recurso tecnológico que tem como função otimizar dados – maiores e complexos – buscando facilitar cada vez mais a vida dos colaboradores.

O interessante do Big Data é que ele ajuda os profissionais a terem um resultado mais assertivo. Além disso, os treinamentos aos funcionários podem ser melhor direcionados, fazendo com que o desempenho aumente e as metas sejam cumpridas com mais rapidez e eficácia.

Aproveite para ler ainda os textos:

6- Aprendizagem adaptativa

A aprendizagem adaptativa é mais um recurso que veio para ficar. Com essa transformação digital extremamente acelerada, o método de aprendizagem precisou se adaptar, para ficar ainda mais flexível e próximo das necessidades reais dos funcionários.

Este ensino adaptativo tem como intuito trazer uma educação mais focada no que o profissional precisa, de forma que ele desenvolva ainda mais autonomia e potencial no que for fazer.

7- Real Skills

Não poderíamos de forma alguma continuar este artigo sem falar nas competências reais que o mercado corporativo está cada vez mais almejando. Real Skills é a junção das Soft Skills – habilidades comportamentais – com as Hard Skills – habilidades técnicas.

Hoje em dia, não basta ser muito bom em computação. Assim como não é o suficiente ser somente criativo. O profissional precisa conseguir mesclar estas competências para se tornar 100% completo.

Se formos pensar em uma educação corporativa visionária, ela precisa buscar capacitar seus colaboradores através de treinamentos que tragam este sistema híbrido a eles, de forma que não sejam nem tão técnicos e nem tão emocionais, mas sim uma mistura de ambos!

Não deixe também de conferir as matérias:

Todos estes pontos que abordamos neste artigo já são mais do que certos para o futuro da educação corporativa. Sendo assim, não pensar neles com carinho é um grande erro.

Repense o modelo de aprendizagem que sua empresa tem hoje.

Receba nossos conteúdos e fique por dentro de tudo que acontece na INCO.

Mais conhecimento para sua empresa

Preencha os campos e um dos nossos consultores entrará em contato, o quanto antes: