Conheça TODAS as principais habilidades do futuro

5 minutos de leitura

Fique por dentro de 14 habilidades do futuro que farão com que você se coloque de maneira única no mercado de trabalho.

Você está se inserindo no mercado de trabalho agora, ou então pretende migrar da sua empresa para algum desafio maior. Então, você PRECISA saber quais são as habilidades futuras mais exigidas pelo mercado.

Isso fará com que tenha muitos ganhos, assim como:

  • Se antecipe diante de concorrentes;
  • Se capacite em algumas habilidades que ainda não possui tão desenvolvidas;
  • Potencialize ainda mais suas habilidades já trabalhadas;
  • Esteja sempre pronto para novas funções e oportunidades;
  • Coloque-se com mais autenticidade em uma determinada situação;
  • Tenha mais segurança e propriedade para abordar todos os assuntos;
  • Seja um profissional completo!

Identificou todos os benefícios que as habilidades do futuro podem trazer para a sua vida? Então, agora é a hora de saber quais são elas e a importância que cada uma pode ter.

14 Habilidades do Futuro que são essenciais:

1 – Liderança

A primeira habilidade do futuro que você precisa ter é a liderança. Já parou para pensar o quanto ser um bom líder pode fazer com que você por si só evolua e as pessoas ao seu redor também?

Um líder de sucesso não é nem de longe aquela pessoa que encara as circunstâncias com arrogância, imposições e intimidações. Um líder de sucesso é aquele que sabe lidar com tudo de forma saudável, trazendo soluções pertinentes, inspirando os colaboradores, sendo capaz de ouvir e motivar e, acima de tudo, coordenar o time com sabedoria.

Se você conseguir desenvolver o espírito de liderança em si, com toda a certeza terá o apoio daqueles que o seguem e sucesso ainda maior perante seus supervisores.

2 – Criatividade

A segunda habilidade deste guia das principais habilidades do futuro fica por conta da criatividade.

A criatividade não é somente criar algo novo. É saber lidar com algum problema, por exemplo, e através de alguma ideia ou ação revertê-lo para algo positivo ou melhor.

Não tenha medo de ousar, de propor coisas novas. Muitas vezes, a inovação pode ser a cereja do bolo que tanto faltava para o seu negócio.

3 – Comunicação

Outra habilidade do futuro que fará com que você seja um profissional de excelência no mercado é a comunicação. Pode parecer algo simples e até mesmo cotidiano, mas acredite, não são todas as pessoas que possuem o dom de se comunicar.

Há aqueles, por exemplo, que são mais tímidos. Há outros mais introspectivos. E, até mesmo os que não conseguem desenvolver a fala com clareza.

Este ponto da comunicação é fundamental. Isto por que na maioria das vezes, as empresas pedem que o seu colaborador realize apresentações, worskhops ou palestras, por exemplo, e é nesse momento que você pode perder alguns pontos por não estar 100% preparado.

Leia também o texto: 9 dicas preciosas para uma boa comunicação interna.

4 – Inteligência emocional

Seguindo com as habilidades do futuro, vamos de inteligência emocional. Quando você consegue lidar com os seus sentimentos e emoções de forma tranquila, o trabalho tende a fluir melhor, e a consequência acaba sendo um maior desempenho e produtividade.

As empresas, de uma maneira geral, esperam que os seus colaboradores tenham esta capacidade. Que eles saibam quando utilizar o lado emocional e tenham um controle sobre ele diante das atividades do dia a dia.

Uma ótima dica para que você consiga compreender melhor sobre a sua inteligência emocional é se conhecer. Procurar sempre se conectar consigo mesmo, respirar, canalizar suas energias e entender como reage diante de cada tipo de sentimento.

5 – Negociação

Engana-se quem acha que o poder de negociação só é utilizado no momento da venda de algum produto ou de um serviço. Pelo contrário. Saber negociar é ter a habilidade de – a todo momento – pensar em benefícios que possam ser benéficos para todas as partes envolvidas.

Se você estiver propondo algo para a empresa, por exemplo, mas contar com opiniões contraditórias sobre isso por parte dos investidores. Essa não é a hora de simplesmente passar a sua visão sobre os fatos e fim de papo. É a hora de tentar avaliar tudo o que está sendo dito e encontrar alguma solução que possa fazer com que todos saiam satisfeitos. E essa arte da negociação precisa ser sempre muito bem analisada.

6 – Tomada de decisão

Sabe aquelas pessoas que sempre ficam “em cima do muro”? Pois bem, elas sempre estão indecisas e nunca tomam partido de nada. Este não é nenhum pouco o perfil de profissional que o mercado atual procura.

O que o mercado de trabalho está em busca é de profissionais que tenham o “felling” para a tomada de decisão.

7 – Flexibilidade cognitiva

Você pode ter lido este termo e ter ficado um pouco confuso, mas saiba que flexibilidade cognitiva nada mais é do que a aptidão de um indivíduo na hora de mudar suas ideias e pensamentos de acordo com as circunstâncias.

É algo como resiliência. Ou seja, sempre ser adaptável ao que lhe é apresentado.

Quando ficamos presos em algo, ou por um pensamento conservador ou por medo de nos arriscar, estamos deixando de viver coisas novas e encontrar grandes oportunidades. Por que não mudar?

8 – Pensamento crítico

Pensamento crítico não tem nada a ver com criticar algo a todo momento.

Ter um pensamento crítico é o mesmo que pensar em tudo deixando de lado as suas opiniões próprias. Quando você passa e enxergar as coisas dando soluções efetivas a elas, as chances de obter mais sucesso são bem maiores.

9 – Pensamento empreendedor

Além do pensamento crítico, o pensamento empreendedor é algo que vem sendo bastante exigido pelas empresas atuais. Isto porque elas procuram por pessoas que tenham uma visão de futuro.

Além disso, quando você é empreendedor ou ao menos tem este tipo de reflexão, trabalha outras questões como: determinação, força de vontade, persistência, foco e busca por novas oportunidades. Todos estes aspectos são muito válidos para um profissional visionário!

10 – Gerenciamento de pessoas

A décima habilidade do futuro que não podemos deixar de fora deste guia é o gerenciamento de pessoas. Lidar com pessoas, de uma forma geral, não é nada fácil, concorda? Por isso, cada vez mais é interessante ter um profissional na empresa que tenha este domínio, o de gerenciar pessoas.

Quando você consegue encaminhar os seus colaboradores para cada objetivo, e tem sucesso com isso, tudo tende a funcionar melhor. Eles acabam sendo mais produtivos e o desempenho de todas as partes passa a fluir de maneira mais leve e organizada.

O gerenciamento de pessoas está bastante ligado ao ponto de liderança, portanto tente trabalhá-los juntos. Você conseguirá grandes frutos desenvolvendo ainda mais estas habilidades!

11 – Habilidades tecnológicas

Indo mais para o finalzinho deste artigo, vamos de habilidades tecnológicas. A pandemia veio mostrar para o mundo inteiro que TUDO está se tornando muito digital e tecnológico, não é mesmo?

Hoje, com a necessidade das pessoas ficarem em casa, as reuniões passaram a ser virtuais, as lideranças tornaram-se remotas, o trabalho em si foi para o famoso “home office” e etc.

Por isso, ter habilidades tecnológicas potentes fará com que você se destaque muito neste mercado do futuro. Esteja sempre atento aos novos aplicativos e ferramentas e procure fazer, sempre que possível, cursos para se aperfeiçoar em recursos deste mundo! Com toda a certeza você estará muito a frente daqueles que ainda não se adaptaram à tecnologia ou ainda não se renderam a ela.

12 – Inteligência cultural

Uma habilidade do futuro que está bem em alta é a inteligência cultural. Pode parecer besteira, mas há pessoas que ainda não possuem esta aptidão e muitas outras que precisam desenvolvê-la com mais afinco.

Inteligência cultural é quando você respeita as diversidades, sejam elas quais forem. Isso é fundamental, principalmente quando algumas pautas estão em questão, como: racismo, homofobia, violência contra a mulher e outros.

13 – Coletividade

Você sabe trabalhar em equipe? Tem dificuldades com isso? Pois bem, precisamos dizer que se você ainda não tem domínio sobre isso, precisa se empenhar para consegui-lo. A coletividade, ou seja, saber trabalhar com outras pessoas, é algo que faz toda a diferença na hora de se colocar em um cargo de confiança. Afinal, ninguém quer um funcionário que só pensa em si próprio e não se dá bem com o resto do time, não é mesmo?

14 – Voluntário

Outra habilidade MUITO legal que as empresas estão levando em consideração é o espírito de voluntariado que o profissional possui.

Pensar no próximo e se colocar para ajudá-lo é uma atitude louvável e que mostra muito sobre a índole da pessoa, portanto, nem precisamos dizer que algo admirável por gestores e o RH.

Agora que já apresentamos as 14 principais habilidades do futuro, queremos saber quantas delas você já possui. Muitas? Poucas?

Se precisar exercitar alguma dessas soft skills, entre em contato com a gente. Temos todos os suportes possíveis para que você se coloque no mercado de trabalho melhor e ainda mais capacitado.

Repense o modelo de aprendizagem que sua empresa tem hoje.

Receba nossos conteúdos e fique por dentro de tudo que acontece na INCO.

plugins premium WordPress

Mais conhecimento para sua empresa

Preencha os campos e um dos nossos consultores entrará em contato, o quanto antes: