Metodologias para tornar a sala de aula mais dinâmica e atrativa

4 minutos de leitura

Veja algumas formas incríveis para deixar a sala de aula mais dinâmica e atrativa

Um profissional do século 21 é um profissional que tem se mostrado muito atento as transformações do mundo, o que faz com que ele queira se capacitar dia após dia. Sendo assim, os treinamentos ou eventos corporativos vem sendo grandes aliados para esta busca incessante por novos conhecimentos e expansão de ideias e pensamentos.

No entanto, é preciso que o método e a sala de aula seja dinâmica e atrativa, afinal, com os recursos tecnológicos em ascensão, seria um desperdício de tempo e dinheiro não utilizá-los ao nosso favor.

Então, que tal apresentarmos algumas metodologias que possuem este poder de trazer para as aulas o impacto e a atenção que elas merecem? Temos certeza que os profissionais ficarão muito satisfeitos e aprenderão ainda mais; de forma rápida, prática e eficiente.

8 Metodologias para deixar a sala aula mais dinâmica e atrativa

1 : Atividades lúdicas

A primeira metodologia que é capaz de tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas é a que se refere às atividades lúdicas.

Este método consiste em proporcionar aos alunos o aprendizado através de representações ou até mesmo atividades interativas. Alguns exemplos desta metodologia são: aulas de teatro, jogos, brincadeiras, entre outras.

Não é gostoso quando a educação vem aliada a um certo divertimento? Fica tudo muito mais leve e agradável!

Se você estiver pensando em realizar um treinamento in company, por exemplo, para trazer ainda mais empenho e satisfação para os colaboradores da sua empresa, que tal colocar alguma atividade como essas que citamos? Temos certeza que eles vão adorar este canal de conhecimento.

2 : Rodas de conversa/Debates

Outras metodologias que já vem ganhando espaço nas escolas, empresas e espaços educacionais são as rodas de conversa e os debates. É extremamente válido fazer estes tipos de diálogos, onde as opiniões e ideias são compartilhadas, pois faz com que haja uma participação de todos.

Quando o conhecimento é mútuo, a tendência é que o aprendizado seja maior e ainda melhor, pois muitas vezes a proposta que imaginamos dá margem para uma série de questões que até mesmo não estavam na nossa linha de pensamento. E, isso é algo primoroso. Ouvir o outro, saber compreender as opiniões adversas, refletir diante de diferentes aspectos, ter empatia e chegar a uma conclusão, são pontos que fazem com que a aula se torne mais valiosa e até mesmo produtiva.

Aproveite para ler alguns artigos interessantes:

3 : Interatividade para deixar a sala de aula mais dinâmica e atrativa

A interatividade é uma palavra que veio para ficar, ainda mais se ela estiver atrelada ao contexto de educação!

Estamos vivendo uma Era onde a interação, ou seja, a reciprocidade, está cada vez mais em alta. A prova disso são as redes sociais. O Instagram, por exemplo, já conta com essa interatividade de maneira impactante, através das reações dos stories, curtidas e comentários nas fotos/vídeos e etc.

Em uma sala de aula, é possível utilizar a interatividade para fazer com que a transmissão de conteúdo não se torne maçante. Alguns lugares são ótimos para proporcionar o aprendizado com essa mutualidade que estamos falando, assim como os museus, as exposições, os institutos de pesquisas, os parques, entre outros.

4 : Recursos audiovisuais/Tecnologia

A tecnologia veio como um raio e não há como negar, está presente em quase tudo nas nossas vidas. Por isso, não utilizá-la, em qualquer segmento, é um grande desperdício, e podemos dizer quase impossível.

O método tradicional de estudo/educação ainda existe, mas vem se transformando conforme os recursos tecnológicos vão ganhando espaço. E, algo que já podemos perceber nas salas de aula é o uso dos recursos audiovisuais, como as imagens e os vídeos.

Usar uma imagem ou até mesmo um vídeo para passar conhecimento sobre algo é uma forma de envolver ainda mais o seu público naquilo que quer transmitir. Além disso, estes recursos são excelentes para causar emoção e empatia em determinados momentos.

5 : Ferramentas/Plataformas

As ferramentas e plataformas que estão disponíveis para uso hoje em dia são muito eficazes e podem ser grandes auxiliares na hora de apresentar um determinado conteúdo às pessoas. Mas, fica aqui nosso alerta, use-as com sabedoria, portanto reflita antes sobre qual é a melhor para cada situação.

Se você precisar realizar uma apresentação, por exemplo, algumas ferramentas que propiciam essa dinâmica e atratividade que estamos tanto falando são: PPT, Prezi, Canva e etc.

Caso precise transmitir alguma informação que com uma imagem ou um vídeo possa ser mais atrativa, pense em algo como o Youtube, o Vimeo e o Facebook.

Enfim, tudo isso pode deixar a sua aula ainda mais instigante!

6 : Inversão da sala de aula

Esta metodologia ainda não é conhecida por muita gente, o que faz com que tenha um tópico especial aqui neste artigo. A inversão da sala de aula é quando há uma inversão na ordem da metodologia tradicional.

Ou seja: ao invés do aluno ir até a escola e ter conhecimento sobre um determinado assunto através de um professor, ele já vai até lá com uma noção prévia do que será estudado.

Para compreender melhor: antes, o aluno só tinha acesso a um determinado material de estudo no momento em que ele ia até a aula. Hoje em dia, os professores já antecipam este conteúdo ao aluno, de forma que ele possa ir para a casa fazer suas pesquisas e análises, e volte no outro dia para aprofundar o conhecimento. É isso que se chama inversão da sala de aula!

7 : Gamificação

Esta é uma metodologia que chamamos de metodologia ativa, que é basicamente o ato de tornar o ensino mais adaptável para todo o tipo de aluno.

O legal é que a gamificação faz com que a pessoa aprenda através de jogos e atividades interativas, de modo que instiguem a resolução de questões e desenvolvam o aprendizado.

8 : Hipertexto

Por fim, a última metodologia que queremos citar aqui, para que as suas aulas sejam bem mais envolventes e impactantes, é o hipertexto.

Hipertexto é uma técnica que consiste em ligar assuntos que sejam parecidos e se complementam, de forma que eles tragam para a sala de aula ainda mais discussões e o interesse dos alunos.

Na Internet, esta técnica pode ser chamada de hiperlink. E, isso é claramente visto quando você se depara com um texto cheio de links que o direciona para outros textos/artigos (falando sobre a mesma temática ou algo correlacionado).

Depois de todas estas metodologias que citamos aqui, acreditamos que opções não faltam para você que precisa trazer mais interação e dinâmica para as suas aulas.

Caso queira algum auxílio sobre elas, entre em contato com a INCO. Nossa escola possui vários especialistas que podem ajudar você nesta adaptação a novas metodologias de ensino. Aproveite!

Repense o modelo de aprendizagem que sua empresa tem hoje.

Receba nossos conteúdos e fique por dentro de tudo que acontece na INCO.

plugins premium WordPress

Mais conhecimento para sua empresa

Preencha os campos e um dos nossos consultores entrará em contato, o quanto antes: