Comunicação assertiva: 5 dicas para desenvolver essa Soft Skills

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A comunicação assertiva é indispensável para qualquer empresa. Isso porque é ela quem irá garantir que todos os setores e colaboradores estejam em plena sintonia.

Ela nada mais é do que a capacidade de expressar seus pensamentos, sentimentos e opiniões de maneira simples e direta, para que todos entendam a mensagem que você deseja passar.

As empresas que não utilizam esse tipo de ferramenta acabam encontrando inúmeros problemas relacionados à comunicação entre as suas equipes, o que faz com que os seus resultados dificilmente sejam alcançados.

Para evitar que isso ocorra, é interessante levar em consideração algumas dicas que podem fazer toda a diferença para o dia a dia de um negócio.

Veja a seguir o que é comunicação assertiva e como aplicá-la em seu dia a dia.

Tipos de comunicação assertiva

Existem quatro tipos de comunicação assertiva, dos quais cada um deles possui as suas características.

Conhecer cada uma delas é a maneira mais eficaz de saber qual é a que faz mais sentido para ser usada no seu dia a dia.

Saiba mais sobre elas:

Básica

A comunicação com assertividade básica é constituída por duas partes. Na primeira delas, a pessoa reconhece algo em relação a outra pessoa ou situação. Já na segunda, ela descreve a sua situação, sentimentos, crenças e/ou desejos.

Neste tipo de diálogo, você reconhece o que o outro indivíduo está transmitindo.

Essa forma de se comunicar garante que o locutor seja facilmente compreendido, pois ele percebe que o seu ponto de vista foi considerado.

Escalonada

Neste caso, ela conta com um tipo de resposta que pode ser utilizado quando uma resposta básica não produziu nenhum tipo de efeito na pessoa.

O locutor reitera a sua mensagem, de maneira que o ouvinte entenda de fato o que ele quer dizer.

Conforto

A assertividade de conforto é indicada para momentos em que exista algum tipo de discrepância de ideias.

Esse tipo de resposta possui três partes: a primeira é a descrição objetiva do que a outra pessoa disse que faria, a segunda é a descrição do que a outra pessoa realmente fez e a terceira é a expressão do que o locutor realmente pretende com a mensagem.

Quando todas as discrepâncias são confrontadas pela descrição das mesmas, a resolução do problema é facilitada.

Mensagem do eu

Esse tipo de comunicação é quando o indivíduo assume total responsabilidade pelo o que ele verbaliza ou sente, assim como a expressão de seus desejos.

O tipo de resposta dada nesta situação traz efeitos positivos, pois evita que a outra pessoa sinta que a sua autoestima seja atacada.

Por que é importante saber se expressar de maneira assertiva em uma empresa?

É muito comum que as pessoas tenham dúvidas e não saibam, de fato, qual a importância da comunicação assertiva para o seu negócio.

Acontece que com ela, um gestor pode dar feedbacks e delegar tarefas de maneira clara  e objetiva, enquanto os colaboradores entendem a mensagem e realizam as suas atividades conforme o esperado pelos seus superiores.

Além de tudo isso, os problemas de comunicação estão presentes em inúmeras empresas do país e isso resulta em situações desconfortáveis e desfavoráveis para os envolvidos e também para o negócio.

Como ter uma comunicação assertiva?

Agora que você já sabe o que é comunicação assertiva, a sua importância e os seus tipos, chega o momento de saber como usá-la no seu dia a dia.

Veja algumas dicas essenciais:

1- Seja objetivo sobre o que não te agrada

Quando existe uma situação em que você deseja que uma pessoa mude um comportamento que não te agrada, você precisa descrever corretamente a situação em questão.

Isso fará com que a pessoa entenda de maneira clara o que você deseja que seja alterado, sem criar desconforto em ambas as partes.

2- Para uma comunicação assertiva evite julgamentos

Para ser assertivo você precisa ser objetivo, mas, acima de tudo, precisa evitar qualquer tipo de julgamento ao descrever o efeito das ações que não te agradam.

Então, evite qualquer tipo de fala que possa ser entendida como agressiva para o ouvinte.

3- Fale em primeira pessoa

Ao direcionar uma frase para uma pessoa, usando o termo “você”, é possível que ela se sinta ameaçada.

Portanto, busque focar em você mesmo e sempre utilize frases em primeira pessoa.

4- Cuidado com a sua linguagem corporal

A sua linguagem corporal e o seu tom de voz fazem total diferença na maneira como você se expressa.

Isso porque não irá adiantar você aplicar as dicas anteriores, se o seu corpo está inquieto ou sendo agressivo.

Para evitar esse tipo de situação, mantenha uma boa postura, busque fazer contato visual e use um tom de voz firme que possa ser facilmente compreendido, mas sendo sempre agradável para quem está ouvindo.

5- Escute o outro e faça perguntas

Para que exista uma comunicação assertiva, você precisa ouvir o que o outro tem a dizer sobre o assunto.

Sempre pare para escutar o ponto de vista das outras pessoas e, ao não compreender algo, faça perguntas para que todas as dúvidas sejam esclarecidas.

Conclusão

A comunicação assertiva é mais do que necessária para manter os laços entre os colaboradores de uma empresa, assim como também é indispensável para que todos os objetivos corporativos sejam alcançados.

Se você quiser saber mais sobre a comunicação assertiva e muitos outros assuntos que fazem parte do dia a dia de um negócio, acesse o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades!

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