Ao longo deste texto, abordaremos os tipos de comunicação: verbal, não-verbal, escrita, visual, oral e assertiva
Antes de iniciarmos esta lista de comunicações, é fundamental que você compreenda o que é o conceito comunicação/comunicar:
“é o ato de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra como resposta”
Em qualquer empresa, ter uma boa comunicação é algo que deve ganhar notoriedade. Isto porque uma falha nesta “transmissão da mensagem” pode ocasionar uma série de prejuízos e imprevistos, tanto no âmbito financeiro quanto no aspecto pessoal/profissional.
A comunicação, de uma maneira geral, é feita de diversas formas: através do contato visual, da fala, de gestos, expressões, escrita e etc. Mas, você sabe quais são as particularidades de cada uma delas? Acompanhe o artigo ao final com todas elas!
Os 5 tipo de comunicação
1- Comunicação verbal
A primeira comunicação que trazemos aqui é a comunicação verbal.
- Esta é uma comunicação que acontece de maneira passiva;
- É uma das comunicações mais usadas;
- Alguns exemplos de comunicação verbal são: palestras, apresentações, workshops, reuniões, eventos, confraternizações e etc;
- Um ponto importante sobre ela é o fato de propiciar uma grande interação entre as pessoas;
- Abrange a oralidade e escrita.
Algumas sugestões de leituras que gostaríamos de colocar neste ponto são os textos:
- 9 dicas preciosas para uma boa comunicação interna
- Workshops e treinamentos: recursos para trazer resultados reais para o seu negócio
2- Comunicação não-verbal
Outra comunicação também essencial é a não-verbal.
- É uma comunicação que não se utiliza nem da escrita e nem da fala;
- Esta é uma comunicação que acontece através de expressões, linguagens corporais, gestos, sinais, códigos, imagens, ações e etc;
- Ela é fundamental se você estiver buscando persuadir alguém ou até mesmo emocionar/impactar;
- Está muito presente no nosso cotidiano;
- Alguns exemplos de comunicação não-verbal são: placas de trânsito, faixas no chão, mímica, postura, entre outros.
Uma comunicação não-verbal pode ser trabalhada para que você tenha uma melhor performance/desenvoltura em cena, passe mais credibilidade em suas ações através do aspecto corporal, tenha mais autonomia e muito mais.
Aproveite para conferir os artigos:
- Inteligência emocional: desenvolva-a e tenha um melhor desempenho no trabalho
- 12 práticas para melhorar a sua oratória
3- Comunicação escrita
Seguindo com este guia de tipos de comunicações, vamos de comunicação escrita.
- Esta é uma comunicação que tem como foco INFORMAR (algo ou alguém);
- Ela é bastante usada em ambientes empresariais e corporativos;
- Alguns exemplos de comunicação escrita são: blogs, cartas, memorandos, anúncios, e-mail marketing e etc;
- Nesta comunicação há a ausência do receptor.
4- Comunicação visual
O quarto tipo de comunicação que gostaríamos de apresentar é a comunicação visual.
- Como o próprio nome sugere, ela estabelece o contato através daquilo que se pode ver;
- Alguns exemplos são: gráficos, imagens, símbolos, diagramas e etc;
- Um dos motivos pelo qual as pessoas se utilizam da comunicação visual é para esclarecer algo de difícil compreensão ou que requer uma explicação maior.
A comunicação visual fará com que você envolva o seu público naquilo que deseja apresentar, prendendo ainda mais a atenção dele. Além disso, o recurso visual pode ser um importante auxílio para assuntos mais complexos.
5- Comunicação oral
Há também a comunicação oral.
- É a comunicação que ocorre através da fala;
- Diferentemente da comunicação escrita, esta possui o receptor e o emissor presentes;
- Ela também é muito utilizada quando o assunto é conquistar algo ou alguém.
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- 10 dicas para conquistar e influenciar pessoas nos negócios
- Treinamento in company: capacitar colaboradores e otimizar resultados
6- Comunicação assertiva
Por fim, temos a comunicação assertiva!
- Esta comunicação trabalha com uma linguagem assertiva, correta, sincera e efetiva;
- As pessoas usam este tipo de comunicação quando querem passar credibilidade, honestidade, segurança, posicionamento, respeito e transparência;
- Fazer uma comunicação assertiva é se comunicar de forma que as ideias e pensamentos sejam claros e não desrespeite o outro;
- É muito indicada para coach que busca solucionar algum problema ou diminuir as margens de erros.
Se você pertencer ao mundo empresarial mais formal, por exemplo, pode se comunicar usando a linguagem assertiva com os seus clientes, investidores, CEO e etc.
Pronto. Agora você já sabe algumas das principais características destas 6 comunicações que estabelecemos aqui.
Quais delas o seu time trabalha mais? A comunicação verbal funciona bem para o seu negócio? Qual comunicação é mais válida para cada situação? O que está sendo falho na sua comunicação não-verbal? Para entender e até mesmo responder estes questionamentos, sugerimos que entre em contato com os nossos especialistas, que conseguem fazer uma análise sobre tudo isso e oferecer a melhor solução para que você transmita a sua mensagem sem nenhuma margem de erros.