Tudo o que você precisa saber sobre ruídos na comunicação corporativa

3 minutos de leitura

Conheça as principais causas dos ruídos na comunicação corporativa e como corrigi-los de maneira eficaz.

O que são os chamados ruídos na comunicação?

Antes de iniciarmos este texto com as principais razões dos ruídos na comunicação, achamos necessário introduzir o artigo dizendo o que são os chamados ruídos na comunicação. 

Ruídos na comunicação é quando há uma falha na comunicação entre um emissor e um ouvinte. Falha essa que pode ser tanto interna (com os próprios colaboradores de uma empresa) quanto externa (com os clientes, público-alvo). 

O motivo pelo qual devemos evitar estes ruídos é o fato deles implicarem profundamente e de forma negativa na produtividade e desempenho de uma empresa/serviço. 

Imagine que você possui um negócio, mas ele não está fluindo bem por conta de algum problema na comunicação do seu time. Esta falha é o que denominamos ruídos na comunicação.

Pronto, agora você já entendeu mais ou menos sobre o quanto isso pode prejudicar a sua empresa e o quanto é preciso analisar o assunto com cuidado. Vamos às razões destes ruídos na comunicação.

Principais causas dos ruídos na comunicação corporativa

1 – Ruídos Técnicos

A segunda causa dos ruídos de comunicação corporativa são os ruídos técnicos. Estes ruídos têm a ver com o canal de comunicação utilizado, seja no setor interno ou externo.

Quando falamos em setor interno é o canal de comunicação entre os colaboradores. Exemplo: e-mail, videochamada, reuniões e outros.

Já o setor externo é o canal de comunicação com o cliente. Exemplo: redes sociais, sites, propagandas e etc.

Se a mensagem não chegar de forma correta, certamente seu negócio não fluirá com o sucesso desejado! Pense nisso.

2 –  Ruídos Psicológicos

Outra causa dos ruídos na comunicação corporativa são os ruídos psicológicos, que como o próprio termo dá a entender, se trata de questões voltadas ao aspecto mental.

Os ruídos psicológicos são, por exemplo:

  • Quando estamos desatentos;
  • Pessoas quando não conseguem prestar atenção em algo;
  • Pessoas que dispersam os pensamentos rapidamente.

3 –  Ruídos Semânticos

Os ruídos semânticos são aqueles ruídos causados pela linguagem da comunicação, que muitas vezes gera mais confusão do que entendimento.

Um exemplo bastante prático deste tipo de ruído é quando um especialista em economia vai falar na linguagem utilizada neste setor com um possível cliente/comprador. 

Dicas para corrigir os ruídos na comunicação corporativa

Existem várias formas de minimizar e até mesmo corrigir os ruídos na comunicação. Então, se você estiver passando por isso, este é o momento de anotá-las e colocá-las em ação!

Faça a integração entre líderes e aliados

A primeira dica de o que fazer para corrigir os ruídos na comunicação corporativa é proporcionar a integração entre líderes e aliados

Faça atividades coletivas que ajudem nesta comunicação entre o líder e os colaboradores. Através disso, o alinhamento de metas, propostas e resultados será maior e, consequentemente, as falhas serão cada vez menores. 

Utilize o NPS

Se você ainda não sabe o que é NPS, entenda que este termo se refere a um indicador que tem como objetivo analisar o nível de satisfação e fidelidade do cliente.

NPS = Net Promoter Score!

Através do NPS você conseguirá ter um termômetro do que está sendo satisfatório ou não para o seu cliente. Portanto, uma excelente forma de reduzir ruídos na comunicação corporativa. 

Faça treinamentos

Os treinamentos com foco em uma melhor comunicação interna ou externa são EXCELENTES para que haja uma redução significativa de ruídos. 

Alguns treinamentos propiciam o diálogo, a prática da escuta, o melhor alinhamento de propostas, o espírito de liderança, enfim. De um modo geral, eles são bem indicados para que tudo possa estar em maior sintonia dentro de uma empresa. 

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Cheque a mensagem

Quando falamos em comunicação, temos que nos lembrar que ela é basicamente: o envio de uma mensagem por um emissor a um receptor

Agora, como saber se houve um ruído neste envio da mensagem, ou seja, nesta comunicação? É simples, basta checar esta mensagem. Veja se ela chegou corretamente ou se houve alguma divergência pelo caminho. Quando você analisa isso, consegue consertar ou aperfeiçoar melhor esta comunicação para resultados ainda melhores. 

Solicite feedbacks 

Esta é uma dica fundamental para que a comunicação da sua empresa seja cada vez mais alinhada e com menos imprecisões. Solicite feedbacks, sejam eles internos ou externos.

Quando algo não vai bem é importante termos a grandeza de ouvir do outro os motivos pelos quais isto está acontecendo. Receber críticas construtivas é muito interessante para que haja ainda mais entendimento do assunto e, melhor, resoluções viáveis.

Pense na valorização do seu time

Uma comunicação interna boa é aquela que tem o melhor de um time. E, um bom time é o que está concentrado, de bom humor, valorizado e determinado. 

Quando você pensa na valorização das pessoas que trabalham com você e coloca isso em prática, automaticamente está evitando que haja ruídos nos sentidos: psicológicos e fisiológicos.

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