O RH está realmente pronto para ser um agente de mudanças?

4 minutos de leitura

Entenda como a área de RH pode fazer a diferença no ambiente corporativo

Antes de tudo, o que é o RH e qual a sua importância?

RH é um termo que se aplica ao setor que gerencia o relacionamento de todas as pessoas de uma empresa, levando em consideração os propósitos principais dela e a satisfação de todos os envolvidos.

O RH, ou seja, a área de recursos humanos de uma empresa, é responsável por uma série de fatores que influenciam – e muito – no desenvolvimento e capacitação do colaborador. Pode parecer besteira, mas podemos afirmar com todas as letras que o RH é um grande agente de mudanças de qualquer negócio.

Mas, diante disso, a pergunta que fica é: será que ele está realmente pronto para fazer a diferença na vida destes colaboradores? E, a resposta que achamos mais coerente para isso é: Sim, desde que esteja empenhado em colocar algumas práticas importantes em ação. Caso contrário, será só mais um setor que não influencia em nada na vida do profissional.

O que é um agente de mudanças?

Um agente de mudanças é uma pessoa (ou um time) que tem como função olhar as diversas situações cotidianas, mesmo aquelas de difícil compreensão, e trazer soluções criativas e transformadoras. É aquele que diante de um problema, consegue enxergar algumas oportunidades, portanto é como se fosse um verdadeiro líder.

No caso do RH, ter uma pessoa ou até mesmo uma equipe que desempenhe este papel, auxiliando e inspirando os colaboradores, faz toda a diferença. Mesmo que o suporte seja dado apenas ao funcionário, é algo que faz com que a empresa de forma geral tenha ganhos relevantes.

Para entender melhor sobre tudo isso, vamos citar alguns agentes de mudanças fundamentais que o RH deve apresentar. Veja abaixo!

1- Compreensão

Para ser um verdadeiro agente de mudança, é preciso que haja compreensão. De nada adianta olhar os problemas ou imprevistos de forma negativa, pois isso só fará com que você não perceba as possibilidades existentes.

Exercite, por exemplo, algumas questões como: intuição, percepção e inteligência emocional no diálogo com o seu colaborador. Assim, ele ficará mais seguro diante da situação – seja ela qual for – e buscará ter um melhor desempenho.

2- Proatividade

Um RH de alto poder de transformação é um RH que tem como característica a proatividade. Se você é um profissional proativo, claramente tem uma boa e antecipada visão do futuro.

Além disso, é o setor de recursos humanos que tem uma relação direta tanto com o colaborador quanto com o gestor, portanto sabe das necessidades e dos problemas da empresa. Se ele for proativo, muito provavelmente conseguirá ajudar toda a equipe de maneira clara, objetiva e adiantada.

3- Comunicação eficaz

Toda empresa precisa de um departamento que seja responsável pela comunicação em um todo, e este departamento é o RH.

Quando o RH objetiva ser um agente de mudanças, ele consegue ter esse diálogo mútuo com todos os funcionários do time, o que faz com que haja um alinhamento de objetivos e propostas sempre muito bem estruturado.

Sem esta comunicação eficaz, diversos problemas podem surgir: possíveis desentendimentos e dúvidas, colaboradores desmotivados e distraídos, falta de resultados, entre outros.

Falando em comunicação, aproveite também para conferir alguns artigos importantes sobre isso:

4- Metas e resultados

O tópico 4 deste texto que aborda a questão do RH estar realmente pronto para ser o agente de mudanças das empresas é o que se refere às metas e aos resultados.

Se um colaborador não tem ideia das metas e dos resultados atingidos, ele pode cair no comodismo, no “mais do mesmo”. Cabe, portanto, ao RH dar esta visão mais estratégica de como a empresa está atuando, quais são os pontos já alcançados – coletivamente e individualmente -, como este profissional é importante para estes ganhos e etc.

5- Estrutura organizacional

Falar de agente de transformação ou mudança não adianta de nada se isso não estiver aliado a uma boa estrutura organizacional. Pensamentos retrógrados, ações conservadoras e falta de estratégias visionárias são aspectos que atrasam e não permitem que a empresa em um todo evolua. E, isso vale para todos os setores.

É preciso uma estrutura sólida, eficaz e ética para que tanto os gestores quanto os colaboradores avancem. Se logo de cara não houver isso, o RH dificilmente conseguirá propiciar qualquer transformação necessária.

6- Objetivos primordiais

Por fim, temos os objetivos primordiais. Se a empresa não tiver um objetivo, ela não chegará a lugar algum. Isto porque é quase impossível motivar e inspirar um time que não sabe para onde ir e nem aonde chegar. Ele fica completamente perdido e sem nenhum propósito real.

Por isso, ter o RH para estabelecer estes objetivos primordiais ao colaborador faz toda a diferença e é de suma importância!

Se você leu este artigo até aqui, muito provavelmente entendeu que para ter um RH competente e que proporcione uma transformação eficaz nos colaboradores é necessário seguir algumas práticas.

Iai, o RH da sua empresa já está atuante em algumas práticas ou em todas elas? Se ainda houver falhas, aproveite para ler outros textos que também podem ajudar a estabelecer esta ordem e evolução que tanto precisa:

Repense o modelo de aprendizagem que sua empresa tem hoje.

Receba nossos conteúdos e fique por dentro de tudo que acontece na INCO.

plugins premium WordPress

Mais conhecimento para sua empresa

Preencha os campos e um dos nossos consultores entrará em contato, o quanto antes: