Storytelling é mais do que contar: é encantar!

3 minutos de leitura

Ter a ideia ou a mensagem perfeita para se transmitir não é tudo quando o assunto é envolver e conquistar o seu público. Nesse sentido, o storytelling é uma habilidade essencial na atualidade, conseguindo transmitir uma história, mensagem ou ideia com a ajuda de recursos específicos, como , imagens e sons.

Com ajuda dessa habilidade, o locutor consegue trazer vida, dinamismo e significado para sua história, transmitindo sensações, sentimentos e impressões diferenciadas. Apesar de ser uma estratégia muito comum dentro do marketing, o storytelling pode fazer parte de diversos outros setores, permitindo estabelecer uma relação mais próxima com os consumidores.

Para que a estratégia seja eficiente, é muito importante que a sua escrita seja cativante e envolvente, pois caso contrário, a sua história não vai vender. Para que você entenda, isso é só observar os autores mais vendidos da história. Eles souberam como transmitir uma ideia e envolver o seu público de tal maneira, que a sua história foi difundida, potencializada e disseminada entre as pessoas.

Basicamente, o storytelling ajuda você a organizar a sua história, inserindo elementos envolventes, de forma a transmitir a mensagem de uma maneira inesquecível para qualquer um que esteja ouvindo ou lendo.

Por que o storytelling é tão importante?

Uma das maneiras mais inteligentes para tornar o seu material único e diferenciado é através de um bom storytelling. Atualmente, as pessoas esperam muito mais do que informações técnicas listadas de uma maneira impessoal e distante, e é importante que suas histórias e o seu conteúdo conduzam o seu público em uma jornada envolvente que seja muito mais do que apenas uma narrativa.

O ser humano ama contar e ouvir histórias e nós podemos perceber isso desde as pinturas rupestres até as postagens no Twitter da atualidade. Pessoas querem e buscam saber cada  vez mais, e quanto mais envolvente for esse conteúdo mais engajador ele vai ser.

Quando você cria conteúdo, seja para seus alunos consumidores ou clientes, você usa suas histórias para criar uma conexão. O storytelling pode ser aplicado de diversas maneiras dentro de textos, por exemplo:

• Você pode utilizar imagens relevantes que enriqueçam o conteúdo e o deixe mais atrativo;
  • Em podcasts, você pode inserir som e músicas que ajudem a guiar o seu ouvinte ou telespectador a sentir alguma emoção específica;
  • Dentro da criação de vídeos, você pode utilizar recursos audiovisuais, como imagens e sons diferenciados.

O storytelling dentro dos negócios

Como vimos, a arte de contar histórias é uma estratégia muito eficiente para quem busca envolver e atrair um público qualificado. Com o avanço da internet, nós somos massacrados diariamente por uma quantidade infindável de conteúdos e fica muito difícil fazer com que o seu próprio material se destaque no meio deste mar de informações.

Isso não significa que a sua história deve ser longa, complexa e cheia de detalhes. O mais importante é que a sua história seja contada de maneira simples e objetiva, e que estimule a interação com público, e isso começa na criação do título.

Atualmente diversas marcas estão utilizando recursos de storytelling para se aproximar dos seus consumidores e trazer um maior engajamento. Podemos ver isso em grandes empresas como o Itaú, que há alguns anos adota uma imagem humanizada e traz um conteúdo relevante e envolvente para os seus clientes.

O storytelling relevante precisa ser construído de uma forma consistente e que encaminhe o personagem de um ponto ao outro durante uma jornada. Isso quer dizer que a sua história precisa ter um ponto de partida, um meio e um fim, sendo que o final de um storytelling é a parte mais importante da história, pois é o momento onde os seus leitores se identificam com a personagem e aprendem alguma lição.

Veja algumas dicas relevantes para você desenvolver um storytelling cativante:

01.  Combine estratégia com emoção:

Isso quer dizer que mesmo que você foque em criar uma narrativa que tem emoção e que se identifique com público, também é necessário considerar os aspectos comerciais dessas estratégias;

02.  Traga um significado para as coisas:

para que uma pessoa consuma ou adquira um produto ou serviço, ela precisa sentir uma necessidade, e por isso, através de storytelling, você deve despertar sensações e emoções que levem a pessoa a comprar;

03.  Chame para ação:

A história precisa ser envolvente, mas não pode ser vaga. Isso quer dizer que o público precisa saber exatamente qual o seu objetivo com essa narrativa. O Call to Action que acontece no final da sua narrativa deve ser fluido e acontecer naturalmente, sem que seja uma ordem ou uma pressão para tomar uma decisão.

04.  Tenha uma narrativa empática:

Criar situações que gerem empatia é uma das estratégias mais inteligentes para quem busca aumentar o engajamento. Dentro do seu storytelling, a pessoa precisa sentir que a jornada do personagem é comum, que poderia ter acontecido com ele ou com qualquer pessoa.

05.   Não fuja da verdade:

A verdade e a transparência devem fazer parte do seu processo. A narrativa precisa ser encantadora, mas não pode fugir do seu propósito.

Utilizar o storytelling para atrair mais clientes e consumidores é uma estratégia infalível, que pode agregar muito valor para a sua narrativa. Transforme as suas histórias em algo superior utilizando os recursos corretos e deixe a sua marca na mente do cliente!

Repense o modelo de aprendizagem que sua empresa tem hoje.

Receba nossos conteúdos e fique por dentro de tudo que acontece na INCO.

Mais conhecimento para sua empresa

Preencha os campos e um dos nossos consultores entrará em contato, o quanto antes: